A modalidade de empréstimo é muito conhecida dos brasileiros, oferecida por bancos, outras instituições e até lojas de departamento. Para usufruir do crédito, o cliente passa por uma análise que varia conforme as regras de cada instituição. Mas, afinal, você sabe o que é CDC?

É provável que você já tenha utilizado o Crédito Direto ao Consumidor, já que ele é frequentemente acionado por quem deseja comprar um automóvel ou realizar uma viagem, por exemplo. Trata-se de uma maneira simples e desburocratizada de conseguir um empréstimo.

Oferecido pelos bancos como um empréstimo pré-aprovado, o CDC é disponibilizado para clientes com renda estável, e suas parcelas podem ser quitadas com até 60 meses de prazo. Confira todos os detalhes desse modelo de empréstimo a seguir e saiba como funciona o CDC.

Como funciona o CDC?

O Crédito Direto ao Consumidor é uma modalidade de empréstimo de fácil acesso para interessados que desejam realizar compras de itens diversos — carros, cursos, reformas, etc. O valor é cedido ao solicitante sem a necessidade deste comprovar o destino do capital, portanto, é simples, rápido e prático.

Para exemplificar na prática o que é CDC, pense no seu cartão de crédito: toda vez que você realiza uma compra de forma parcelada, está usando o CDC. A compra feita por meio do cartão de crédito é uma forma de o banco conceder dinheiro de maneira momentânea — que deverá ser quitado posteriormente. 

Você sabia que o crediário de lojas de departamento também é visto como um CDC? Porém, diferentemente do cartão de crédito — financiado pelo banco —, quem libera o crédito para o cliente utilizar é a loja. As condições funcionam da mesma forma, com prazo para pagamento das parcelas e juros conforme determinado pela empresa.

Quais instituições oferecem o CDC?

As instituições que podem conceder Crédito Direto ao Consumidor variam desde bancos e financiadoras de crédito até lojas de departamento. O crédito tem como finalidade contribuir para que o consumidor possa fazer suas compras, e, assim, movimentar a economia local e nacional.

A maior parte dos bancos pode oferecer ainda uma segunda opção de CDC aos seus correntistas mais antigos, funcionando como uma espécie de empréstimo pessoal pré-aprovado comum. Dessa forma, o crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade, e não apenas para compras parceladas.

O período de vigência do empréstimo e o prazo para pagamento dependem das políticas das entidades financeiras e também do valor total do crédito. Imóveis, veículos e outros projetos grandes podem garantir um período maior para a quitação da dívida. 

Quais as vantagens do CDC?

Após compreender o que significa CDC, é importante analisar as principais vantagens dessa modalidade de crédito para entender se ela se adequa às suas pretensões de empréstimo. Confira alguns dos benefícios que o CDC traz ao consumidor:

  • Facilidade para contratar o empréstimo;
  • Flexibilidade nas condições de pagamento;
  • Juros mais baixos quando comparados aos do cheque especial e do cartão de crédito;
  • Modalidades diferenciadas para interesses específicos, como educação, saúde e mobilidade,
  • Possibilidade de antecipação das parcelas.

Compreender o que é CDC e suas vantagens facilita a vida dos consumidores que desejam emitir um crédito prático e facilitado, mas também é importante analisar as taxas embutidas pelos bancos ou lojas. 

Uma das principais desvantagens dessa modalidade é a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que pode acabar deixando a parcela mais alta do que deveria.