Você sabe o que é Cadin? Ele é o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal e funciona como um banco de dados em que estão mencionados todos os débitos de uma pessoa física ou jurídica.

De modo geral, instituições e órgãos estatais costumam inserir o nome de clientes e consumidores no registro Cadin caso algum débito esteja em aberto após a data de vencimento. Agora que você sabe o que é Cadin, confira abaixo como funciona o cadastro e como retirar o seu nome dele, caso lá conste.

Como meu nome pode parar no Cadin?

Um dos motivos pelos quais você pode constar na consulta de débitos do Cadin é  o atraso no pagamento das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) à prefeitura do seu município. Na maioria das vezes, o proprietário pode escolher entre pagar o imposto à vista ou parcelado.

Durante a contratação de um financiamento imobiliário com juros baixos, ocorre a pesquisa do Cadin, na qual esse banco de dados é analisado pelas instituições financeiras antes de conceder o crédito para consumidores. 

Por esse motivo, é importante não ter seu nome registrado no Cadin como devedor ou mau pagador. Assim, as possibilidades do seu pedido de crédito ser barrado pelos credores é menor.

Como vou saber se estou no Cadin?

Quando algum órgão for incluir seu nome no Cadin, ele tem o dever de lhe informar sobre essa inclusão, senão poderá ser penalizado por lei. Isso porque não é possível obter informações sobre nenhum registro, pois todas as informações são sigilosas e liberadas após efetuação de um cadastro no Registrato.

Fazendo um cadastro no Registrato, é possível ter acesso ao relatório do Cadin, seja você pessoa física ou jurídica. Com isso, você consegue fazer a consulta no Cadin e saber se possui registro no banco de dados por dívida ativa e, a partir daí, buscar maneiras de retirá-lo desta lista.

O caminho de obtenção dessas informações é quase o mesmo: acesse o site do Banco Central do Brasil, clique nas abas “Perfis”, “Cidadão”, “Registrato”, “Extrato do Registro de Informações no Banco Central” e, por fim, selecione o extrato para pessoa física ou pessoa jurídica.

Caso não queira fazer o cadastro via internet, a alternativa é solicitar  as informações do relatório à Central de Atendimento do Banco Central. Outra opção é enviar por correspondência o pedido de solicitação por escrito.

Como tirar meu nome do Cadin?

Mas, afinal, como tirar o nome do Cadin? A melhor solução para tirar o nome do cadastro é procurar o órgão ou empresa para o qual está devendo e quitar todas as contas vencidas. 

Inclusive, o pagamento das dívidas é a única maneira de cancelar seu registro no Cadin e, com isso, voltar a ter o nome apto para contratar crédito pessoal, como um financiamento, por exemplo. Após quitar sua dívida, o órgão responsável por ter te adicionado no Cadin terá cinco dias úteis para remover o seu nome do registro. 

Caso isso não aconteça, a instituição terá o dever de te fornecer a Certidão de Regularidade de Débito, um tipo de certidão negativa de débito, a fim de comprovar a quitação de todas as pendências. Agora que você sabe o que é Cadin, cuide das suas contas com cuidado para que o seu nome não conste nesse cadastro.