A decisão de comprar um imóvel deve levar em consideração fatores como preço e localização. Financiamento entra no radar até a fim de possibilitar a aquisição. Mas há outros detalhes que fazem parte do processo, como a extensa documentação para a compra. Para isso, há o serviço de consultoria de financiamento imobiliário.
Afinal, comprar casa, apartamento, terreno, edifício ou galpão não é somente assinar o contrato do banco. Há uma série de etapas pelas quais o futuro proprietário precisa passar para a aprovação do financiamento imobiliário. E esses passos são necessários para não ocorrer nenhum problema no futuro.
Como funciona o financiamento?
No mercado imobiliário, uma vez que você encontre o imóvel que quer comprar, verifique as condições nas quais ele se encontra. Avalie se há a necessidade de reformas, se existem problemas estruturais, hidráulicos ou elétricos. É possível negociar com o proprietário para abater esses problemas do valor final.
Ao bater o martelo sobre o preço, faça uma pesquisa entre os bancos para ver qual deles oferece as melhores condições de financiamento. Pode ser o valor da entrada, em quantos anos poderá ser quitado, as taxas de juros, entre outras vantagens. Só depois disso é hora de efetuar a solicitação de financiamento.
Esse pedido pode ser feito online ou presencialmente, mas o processo é o mesmo. Você preenche um formulário com os seus dados e os do imóvel e envia uma série de documentos, como RG, CPF, comprovante de rendimentos e de residência e certidão de casamento.
Análise dos papéis
Com isso, o banco analisa se o cliente em potencial tem capacidade de arcar com as despesas para aprovar o financiamento. Há a documentação do imóvel, como número de matrícula, IPTU, registro de construção nos órgãos competentes (no caso de imóveis em construção ou novos), entre outros.
Uma vez com tudo isso em mãos e com a aprovação do crédito imobiliário, é hora de ver outros documentos. Fazer a transferência de titularidade, pagamento de tributos e taxas de cartório para, enfim, entrar no imóvel e morar de forma efetiva.
Qual é o papel do consultor imobiliário?
Você deve ter percebido que o processo de compra de imóveis é bastante complexo e envolve muitas etapas. É aí que entra a consultoria de financiamento imobiliário. Os consultores já têm a experiência necessária para lidar com todos esses documentos de forma prática, eficiente e rápida.
A consultoria de financiamento faz o trabalho da escolha do imóvel, do melhor momento para comprar e das instituições que oferecem as melhores condições de pagamento. Além disso, os consultores sabem quais documentos são necessários e fazem o encaminhamento ao banco.
Eles também atuam como se fossem uma consultoria financeira. Avaliam o seu perfil financeiro, as condições de pagamento das parcelas e o tipo de imóvel que melhor atende às expectativas. Isso diminui muito o trabalho que o futuro proprietário terá nesse processo todo.
É necessário ter um consultor imobiliário?
Não, a consultoria de financiamento imobiliário não é obrigatória para a compra de um imóvel, mas agiliza e facilita muito a vida de quem não tem tempo de verificar toda essa documentação ou sente dificuldade de lidar com esses papéis. É um serviço contratado separadamente.
Caso você prefira, é possível fazer tudo isso sem contar com a ajuda especializada. O único profissional que deve fazer parte do processo é o corretor de imóveis, que está autorizado a fazer o contrato de compra, com os registros do imóvel e do proprietário, e outros procedimentos dentro da imobiliária.
Corretor imobiliário vs. consultor imobiliário
O trabalho de consultoria de financiamento imobiliário é diferente do da corretagem de imóveis. O corretor faz a parte de atendimento ao cliente e verifica a documentação do imóvel em vista. É ele quem organiza as visitas, tem acesso à escritura e faz o contato com o atual proprietário.
Já o consultor de financiamento usa as informações do imóvel em questão para buscar oportunidades boas de financiamento com os bancos. Ele também analisa o perfil do comprador e ajuda na hora de lidar com os documentos que serão usados na solicitação de crédito imobiliário.
É possível simular financiamento imobiliário?
Sim, o simulador permite ao futuro comprador ter um panorama de como será feito esse financiamento para o seu futuro imóvel. Você consegue simular um financiamento imobiliário que vai além da simulação em si. Você coloca o valor do imóvel, de quanto precisa financiar e o prazo de pagamento.
A Melhortaxa entra em contato com instituições financeiras parceiras, analisa os seus dados e envia propostas que melhor se encaixam às suas necessidades e ao seu perfil. Você define a mais adequada e segue com o processo de financiamento imobiliário. O serviço é gratuito.
Conheça mais sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa!
Contratando a consultoria de financiamento ou não, a Melhortaxa tem, além do simulador de crédito, outros produtos voltados ao mercado imobiliário, como refinanciamento, consórcio e portabilidade. Além disso, você pode contar com o nosso blog, que reúne mais informações sobre o mercado de imóveis. Acesse e fique por dentro!