Um avalista é a pessoa que dá a garantia ao banco para o cliente que pede um empréstimo. Ele assume a responsabilidade de pagar as parcelas do empréstimo caso o cliente tenha dificuldades de arcar com a dívida. Mas, como conseguir um avalista?
A presença do avalista é requisitada em alguns tipos de empréstimo. Depois de analisar os documentos do cliente e de quem vai garantir o pagamento das parcelas, o banco concede a aprovação para que o processo seja concluído. Assim, o cliente consegue o crédito desejado. Saiba tudo sobre o assunto no conteúdo a seguir.
Avalista vs. fiador
Você deve ter percebido que há semelhanças entre as figuras do avalista e do fiador. Eles garantem o pagamento das parcelas, tanto de empréstimo quanto de aluguel; precisam assinar documentos e serem aprovados pelas respectivas instituições. Mas, afinal, qual é a diferença entre avalista e fiador?
Basicamente, a primeira distinção se refere às áreas de atuação. O avalista é para financiamentos e empréstimos, enquanto o fiador, para o setor imobiliário. A segunda diferença é que o avalista paga apenas os valores das parcelas em aberto; inclusive, é acionado imediatamente no atraso de uma delas. Mas sem as taxas e os juros.
O fiador se responsabiliza pelo pagamento do aluguel quando o inquilino não consegue arcar com essa despesa, mas ele ainda deve pagar as taxas e os juros decorrentes do atraso. Contudo, ele só é acionado depois de a imobiliária ou o proprietário tentar fazer propostas de negociações para o pagamento.
Quem pode ser um avalista?
Antes de assumir essa responsabilidade, o perfil do avalista para financiamento ou empréstimo é analisado pelo banco. Para tanto, é preciso ter mais de 18 anos e boa pontuação nas instituições de proteção ao crédito (como Serasa e SPC), não apresentar restrições pendentes e dispor de uma renda que cubra a dívida.
Uma vez aprovado, ele assina um contrato diferente do cliente do empréstimo e, assim, se resolve o processo de como conseguir um avalista. No caso, ele se compromete a pagar as parcelas faltantes até o final; uma vez pago o financiamento, o avalista tem o direito de pedir do cliente o valor pago de volta.
Como conseguir um avalista?
Há o avalista tradicional, que pode ser um familiar ou amigo do cliente, e há até serviços de avalista profissional. Afinal, trata-se de um compromisso que envolve bastante responsabilidade. Sendo assim, a escolha de uma pessoa para avalizar o empréstimo deve ser feita com muita cautela.
- Escolha bem
Quando se fala em como conseguir um avalista, deve-se lembrar que não é qualquer pessoa que pode assumir tal responsabilidade. Comece por amigos próximos ou até mesmo familiares que você sabe que tenham condições de arcar com as parcelas. Explique o motivo pelo qual precisa do empréstimo.
- Transparência é tudo
Não esconda do avalista os reais motivos do empréstimo. Embora não seja obrigatório justificar ao banco o motivo de solicitar essa linha de crédito, procure se manter firme no propósito. Afinal, nunca sabemos se precisaremos de um avalista para outro empréstimo no futuro.
- Avalista profissional
Essa é uma solução caso você não encontre um avalista. Há empresas que oferecem esse serviço — há até avalista online. Mas é importante tomar muito cuidado ao contratar um, já que não se trata de uma atividade regulamentada. É um serviço pago à parte, além das parcelas do empréstimo.
Há também a figura do fiador profissional, que funciona de forma semelhante à do avalista. Outra opção, no caso de aluguel, é a contratação do seguro-fiança. O inquilino paga uma parcela, calculada com base no valor do aluguel, e o seguro-fiança paga o aluguel no caso de inadimplência.
Quais são as vantagens do empréstimo com avalista?
Ao se perguntar sobre como conseguir um avalista, uma das dúvidas é “qual é a vantagem”? Essa modalidade de crédito é um tipo de empréstimo com garantia. Nesse caso, você pode oferecer um bem ou um avalista que garante o pagamento do valor solicitado.
Com isso, as taxas de juros que o cliente paga pelo empréstimo são menores do que as que não solicitam a figura do avalista; o mesmo vale quando se oferece um bem como garantia, como um imóvel ou veículo. Como o banco sabe que tem com quem ou o que contar, os juros são menores.
Maior responsabilidade
Se, por um lado, esse tipo de empréstimo oferece juros menores, isso vem com uma responsabilidade muito grande. No caso do bem como garantia, o banco pode tomá-lo se houver inadimplência. Já o avalista terá de pagar as parcelas restantes. Além disso, ele tem o direito de cobrar do cliente o valor que foi pago.
Sendo assim, ao contratar essa linha de crédito, pense muito bem e procure manter as parcelas do empréstimo em dia. Isso evita que o seu bem seja usado como parte do pagamento e também que o avalista tenha que ser acionado.
Faça a sua simulação de crédito com a Melhortaxa!
Agora que você sabe como conseguir um avalista, continue no blog Melhortaxa para conhecer outras formas de crédito. Além disso, existem diversos conteúdos sobre investimentos e mercado imobiliário.