Ao contrário do financiamento de imóveis, em que o crédito concedido pela instituição financeira deve ser destinado à aquisição de uma casa ou um apartamento, com o refinanciamento de imóvel Caixa Econômica Federal, você tem liberdade para usar os recursos como quiser.

Para entender como funciona o refinanciamento de imóvel da Caixa, as vantagens dele e como fazer a contratação dessa linha de crédito, acompanhe o conteúdo que preparamos para você a seguir.

Real Fácil Caixa

A linha Real Fácil Caixa, é destinada a pessoas que possuem um imóvel e estão interessadas em utilizá-lo como garantia em uma operação financeira. Então, a propriedade será a garantia do empréstimo, o que traz benefícios que não existem em modalidades de crédito mais convencionais.

Para fazer o refinanciamento de imóvel na Caixa Econômica Federal, é preciso acessar o site da instituição e fazer uma simulação, informando os dados pessoais e os do imóvel.

Após a simulação, é necessário comparecer a uma agência com a documentação. Então, a Caixa vai solicitar a avaliação de uma equipe de engenharia para checar as condições do imóvel e o valor real da propriedade.

Com todas as etapas concluídas, o contrato é liberado para a assinatura. Porém, há a necessidade de registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis para a liberação do crédito.

Como fazer o refinanciamento de imóvel Caixa

Se estiver pensando “posso refinanciar um imóvel já financiado pela Caixa?”, a resposta é não. O bem em garantia deve estar quitado e livre de ônus. A instituição aceita imóvel residencial ou comercial, e você pode conseguir até 60% do valor integral dele, com prazo de pagamento de 180 meses.

Confira o processo do refinanciamento de imóvel Caixa, passo a passo: os documentos exigidos são os pessoais, o comprovante de renda recente e a matrícula do imóvel. A instituição precisa da análise de crédito para checar se a operação não vai comprometer mais de 30% de seus rendimentos mensais.

A Caixa vai solicitar uma análise de engenharia, e esse laudo é utilizado para checar as condições físicas do imóvel e o valor de avaliação da propriedade. Após a vistoria, a assinatura do contrato ocorre na agência. Assim, a resposta para: “posso refinanciar meu imóvel na Caixa?” é sim!

Entenda as taxas

O refinanciamento de imóvel Caixa oferece três fatores de correção: TR (Taxa Referencial), índice de correção monetária para valores de poupança FGTS e financiamento; IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE para verificar a variação de preços e serviços no comércio; e prefixado.

As taxas de juros são:

  • TR: mínima 0,70% a.m., máxima 1,00% a.m.;
  • IPCA: mínima 0,60% a.m., máxima: 0,90% a.m.;
  • Prefixada: mínima 0,80% a.m., máxima 1,10% a.m.

Essa operação tem a Tarifa de Avaliação de Bens Dados em Garantia, que é cobrada na entrega dos documentos por boleto de cobrança. Assim, esse pagamento é parte importante do processo.

Há ainda a aplicação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no ato da contratação, conforme a legislação vigente, do Seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e do Seguro por Morte ou Invalidez Permanente (MIP).

Os sistemas de amortização

A caixa faz refinanciamento de imóvel e oferece duas possibilidades de amortização para você definir a que melhor atende às suas necessidades: O SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price.

Mais comum no Brasil,  o SAC é o sistema em que as parcelas iniciam com um valor maior, que vai reduzindo com o passar do período de financiamento. Nesse sistema, os juros são atualizados mensalmente, incidindo sobre o saldo devedor, que diminui com o tempo.

A Tabela Price é menos usada no Brasil e, nesse sistema de amortização, as parcelas se mantêm iguais durante todo o tempo. As primeiras parcelas são compostas pelos juros e encargos, e as seguintes pela amortização do saldo. Por isso, as prestações possuem valor fixo.

O refinanciamento imobiliário

O refinanciamento de imóveis é uma modalidade de crédito em que o valor do bem é destinado ao proprietário sem a obrigação de efetuar a aquisição de uma propriedade, ou seja, é possível refinanciar o próprio imóvel.

Como as instituições financeiras recebem um imóvel como garantia, existe a possibilidade de flexibilizar as condições dessa operação, como menores taxas de juros e prazo para pagamento prolongado, diferentemente dos empréstimos pessoais.

Cada banco possui as próprias regras, por isso é necessário consultar a regulamentação de cada um para seguir com sua solicitação. Com isso, você encontra a melhor opção de crédito para a sua necessidade. 

Consulte a Melhortaxa para o seu refinanciamento imobiliário!

Agora que você sabe como fazer o refinanciamento de imóvel Caixa, e se essa é a solução para regularizar a sua vida financeira, consulte os especialistas da Melhortaxa.

Confira as propostas das instituições financeiras personalizadas para o seu perfil e a sua renda. Envie o formulário de cadastro gratuitamente e receba em casa as melhores propostas de mercado.