Você sabe o que é hipoteca? Essa é uma modalidade de crédito que consiste em colocar um imóvel como garantia para ter acesso à incidência de juros mais baixos e prazos longos.

Criada nos Estados Unidos e ainda muito comum na cultura estadunidense, essa linha de crédito caiu em desuso no Brasil por conta da burocracia envolvida. Por isso, no lugar da hipoteca, as instituições brasileiras oferecem o empréstimo com imóvel de garantia.

Apesar de semelhantes na segurança financeira, que é a propriedade, os dois créditos têm muitas diferenças entre si. Acompanhe o conteúdo abaixo para entender essa distinção e como funciona a hipoteca de imóvel.

Como funciona a hipoteca

Como citamos acima, a hipoteca acontece quando o proprietário de um imóvel ou veículo — na maioria das vezes — precisa de um empréstimo e põe esse bem como garantia. Mas se eu contratar essa linha de crédito, ainda posso usar a propriedade?

Sim. Quando há a hipoteca (lei nº 10.406) de um bem, não ocorre a transmissão de propriedade à instituição credora. Ou seja, nessa modalidade, o indivíduo detém o direito de usar e de vender o imóvel para terceiros.

Diferença entre hipoteca e empréstimo com imóvel de garantia

Agora que você sabe o que é hipoteca e como funciona, vamos entender a diferença entre hipoteca e o empréstimo com imóvel de garantia. Apesar de serem considerados sinônimos, eles funcionam de maneira distinta.

A hipoteca, por ter um bem como garantia, é vista como uma modalidade de empréstimo com juros baixos e prazos mais longos. Porém, ela envolve um processo muito burocrático, o que leva os consumidores e instituições a desistirem de oferecer e contratar.

No caso do empréstimo com imóvel de garantia, o que ocorre é a alienação fiduciária. Em outras palavras, o cliente transfere o título de propriedade fiduciária até o encerramento do contrato. Portanto, o bem fica registrado no nome do banco, mas o consumidor continua usufruindo dele.

Se houver inadimplemento no empréstimo com imóvel de garantia, o credor poderá fazer a venda do imóvel em leilão público. Mas vale lembrar que essa não é a opção mais vantajosa para os bancos, já que envolve muita burocracia e gastos.

Outra situação que pode ocorrer é a falência do devedor. Na modalidade de empréstimo com imóvel de garantia, o imóvel pode ser executado sem concorrer com os outros credores. Na hipoteca, o bem é arrecadado, tornando-se mais uma barreira para a instituição financeira para recuperar o crédito.

Desse modo, o empréstimo com imóvel de garantia tem se mostrado mais adequado aos propósitos dos bancos do que a hipoteca. Além do mais, ele é uma alternativa mais barata para os clientes que precisam de um dinheiro a mais no orçamento.

Conte com a Melhortaxa para encontrar as melhores oportunidades

Depois de ler este texto, você já sabe o que é hipoteca e as diferenças entre ela e o empréstimo com imóvel de garantia? Então, o próximo passo é contratar a modalidade que oferece mais oportunidades para você. Para isso, conte com a Melhortaxa.

Aqui você encontra um serviço gratuito, rápido e fácil para buscar e te encaminhar por e-mail ofertas personalizadas e que cabem no seu bolso. Acesse o site e tenha a experiência de ser assessorado por especialistas.