O refinanciamento de imóvel não quitado é uma alternativa viável para sair das dívidas. Esta saída pode ajudar no momento em que a renda familiar não é o bastante para pagar as despesas acumuladas.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, o refinanciamento não está limitado apenas a imóveis quitados. A modalidade de crédito apresenta diversas vantagens interessantes, que podem ser atrativas e compatíveis com as suas necessidades.
Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e saiba se é possível refinanciar um imóvel já financiado. Entenda como funciona o processo, além de conhecer quais são as vantagens e as condições para dar entrada no refinanciamento de imóvel não quitado. Confira!
O que é o refinanciamento de imóvel
Se você tem um imóvel financiado e está precisando de crédito, o que acha de usar a sua casa para te ajudar a sair dessa situação? O refinanciamento de imóvel te dá a possibilidade de usar o montante como quiser, sem vinculá-lo a uma operação, como, por exemplo, no caso do financiamento.
Como o imóvel financiado será a garantia do empréstimo, há a necessidade de verificar o saldo devedor, ou seja, levantar a quantidade de prestações que estão pendentes até o final do contrato.
Assim, a instituição vai contabilizar o desconto da multa e dos juros, fazendo uma análise de crédito para iniciar a operação de refinanciamento de imóvel não quitado. Será considerado tanto o valor para pagamento do financiamento, quanto do empréstimo.
O banco vai analisar o valor solicitado, os juros, as parcelas e o prazo para pagamento. Se o montante liberado for maior que o saldo devedor, o financiamento será quitado. Dessa forma, o imóvel fica como garantia, e a operação é realizada.
Confira como refinanciar seu imóvel não quitado
O primeiro passo para o refinanciamento de imóvel não quitado é compreender o valor necessário. Veja qual é o saldo devedor do seu imóvel e quanto precisa de crédito. Por meio do simulador de empréstimo, você informa os dados da operação e confere as condições que melhor se adaptam ao seu perfil.
A etapa seguinte é informar os seus dados pessoais e as informações do imóvel, como valor e endereço. Com a simulação de crédito concluída, será realizada a análise de crédito.
Saiba que não são todas as instituições financeiras que fazem o processo. O refinanciamento de imóvel não quitado na Caixa, por exemplo, não é permitido, já que a instituição refinancia apenas imóveis livres de ônus.
Também é necessário verificar se os bancos aceitam refinanciar imóveis alienados a outras instituições. Isso porque grande parte dos credores agem apenas se o financiamento foi realizado por eles próprios.
Vantagens do refinanciamento imobiliário
Para refinanciar imóvel não quitado, o banco terá o bem como garantia de pagamento do débito, por isso, consegue oferecer melhores condições. Além disso, você não precisa entregar o imóvel ao banco: pode continuar usufruindo-o mesmo pagando as parcelas.
Depois de analisar o perfil do cliente, o banco disponibiliza o crédito e paga a propriedade, fazendo o empréstimo com garantia de imóvel não quitado. A operação se dá quando o banco paga pelo bem e o financia novamente, liberando o valor para o solicitante.
Com a linha de crédito, você encontra as taxas de juros mais baixas que em empréstimos pessoais, além de prazo prolongado para pagamento. Dessa maneira, você flexibiliza as parcelas, conseguindo um valor confortável ao seu orçamento mensal, sem o risco de comprometer a renda familiar.
Como fica o processo em caso de partilha?
Se, durante o processo de refinanciamento, um casal optar pela separação, existem maneiras de fazer a partilha de imóvel financiado não quitado. Assim como o patrimônio do casal, o imóvel será dividido.
Uma saída é um dos cônjuges assumir a responsabilidade pelo pagamento do imóvel. Nesse caso, deve ser feita a formalização do processo por meio de acordo extrajudicial, mediante escritura pública, constando nos autos do divórcio.
Assim, o banco realizará uma nova análise de crédito para checar a capacidade financeira desta pessoa. O financiamento terá continuidade por intermédio de aprovação de crédito.
Se nenhuma das partes tiver interesse em permanecer com o financiamento ativo, pode-se solicitar a venda do bem, com divisão dos valores, ou o repasse de financiamento imobiliário a um terceiro, que assume a titularidade do imóvel.
Conte com a Melhortaxa para fazer seu refinanciamento imobiliário!
Agora que você sabe como fazer o refinanciamento de imóvel não quitado e conhece as vantagens existentes nesta categoria, acha que esta linha de crédito pode ajudar? Conte com a Melhortaxa para conseguir as melhores condições para você.
Aqui, você conta com uma equipe especializada em crédito imobiliário, atendimento gratuito e 100% digital. Dessa maneira, você terá acesso a soluções personalizadas ao seu perfil. Acesse e dê início ao seu refinanciamento imobiliário.