Financiamento Imobiliário

A compra de um imóvel envolve um grande montante. Por causa disso, boa parte dos compradores utiliza o financiamento imobiliário como forma de pagamento.

Atualmente, as instituições financeiras disponibilizam esse crédito imobiliário para todos os perfis de cliente. Então que tal encontrar a proposta mais adequada ao seu perfil? Preencha o formulário abaixo que nós te ajudamos a encontrar as melhores condições para você financiar o seu imóvel!


Descubra como encontrar as MENORES taxas do mercado.

Nossos Números

R$ 13.261.054.589,00

Em financiamentos e refinanciamentos simulados

37.896

Propostas enviadas


O que dizem sobre nós

Ao clicar em "Enviar", você concorda com os termos de uso da Melhor Taxa LTDA e enviará seus dados para a nossa equipe de analistas e para os bancos parceiros. Melhortaxa te auxilia na pesquisa para encontrar a melhor proposta de Financiamento de Imóveis para o seu perfil, prestando uma assessoria personalizada e gratuita durante todo o processo. Garantimos a segurança dos seus dados: nenhuma informação sua será divulgada a terceiros que não estejam envolvidos diretamente no processo.

Como a Melhortaxa consegue fazer tudo isso sem cobrar nada?


"E o que acontece após o envio do formulário?”. Ao preencher o cadastro, o cliente nos dá condições para acionar as instituições financeiras e consultar possibilidades de crédito condizentes com seu perfil bancário. A partir deste contato, recebemos e apresentamos as propostas. É importante ressaltar que um mesmo especialista auxiliará e prestará assessoria em todas etapa do processo, ainda assim, o poder de decisão é exclusivamente do cliente.

O processo pode ser acompanhado pela internet, dispensando a necessidade de sair de casa ou interromper o expediente para visitar bancos.

Possui dúvidas? Assista ao vídeo acima e descubra mais sobre o que a Melhortaxa pode fazer por você.

Como é o processo de crédito imobiliário na Melhortaxa?

O processo de obtenção do crédito imobiliário na Melhortaxa começa com o preenchimento do formulário — mas antes já é possível usar o simulador para ter uma noção das condições do financiamento. Depois disso, o cliente recebe três propostas das instituições e escolhe a que mais se adequa ao que procura.

A partir de então, é necessário providenciar os documentos solicitados pelo banco. Assim que ele aprovar, outras certidões deverão ser solicitadas, como a documentação do imóvel, e a referente ao FGTS — se for o caso.

Se tudo estiver certo, iremos sinalizar o que foi acordado entre as partes e enviar o contrato ao cliente. Quando o documento já estiver assinado, ele deve ser levado a um cartório para que seja registrado. Com isso em mãos, a instituição financeira libera o capital solicitado.

Como encontrar as melhores taxas para meu financiamento?

A taxa de financiamento imobiliário varia de acordo com a instituição. Por se tratar de uma compra de alto valor — que impacta e muito no orçamento a longo prazo —, é importante pesquisar com atenção os valores cobrados por cada banco.

Na Melhortaxa, essa busca pode ser feita de maneira rápida e simples por um simulador de financiamento. Em um só lugar, você pode ter acesso às propostas de várias instituições, a partir do seu perfil. Para isso, é necessário apenas preencher um breve formulário com alguns dos dados, como o preço do imóvel.

Quando usar financiamento de imóveis?

O financiamento de imóveis pode ser usado para comprar imóveis na planta, em construção, novos e usados, além de terrenos e materiais para a construção. Em teoria, esse tipo de crédito está disponível para toda a população

Entretanto, para conseguir o crédito é necessário atender a alguns requisitos, dependendo do tipo de financiamento. É importante ainda conhecer as modalidades existentes para escolher a melhor opção.

No Brasil, é possível fazer o financiamento imobiliário de duas maneiras. A principal diferença entre elas é a utilização ou não do FGTS (Fundo Garantidor por Tempo de Serviço).

Como funciona o SFH?

No Sistema Financeiro Habitacional (SFH), o comprador pode utilizar o FGTS que dispõe na Caixa, seja para dar de entrada ou para amortizar o débito ao longo do tempo. Além disso, a modalidade só financia imóveis residenciais até determinado valor, dependendo da localidade onde eles estão disponíveis.

O SFH foi criado na década de 1960 com o objetivo de facilitar a aquisição da casa própria. Esse tipo de crédito para habitação possui regras estipuladas pelo governo e que são inspecionadas pelo Banco Central. O programa “Minha Casa, Minha Vida”, por exemplo, se enquadra nessa categoria.

Para conseguir aporte pelo SFH, o interessado precisa comprovar ter trabalhado ao menos três anos com carteira assinada, não ter outro financiamento de casa ou apartamento por essa modalidade, nem ser proprietário de imóvel onde reside ou trabalha.

O sistema também só financia imóveis residenciais que estejam registrados no Cartório de Registro de Imóveis, e localizados onde o proponente mora ou exerce atividade profissional.

Como funciona o SFI?

O SFI foi criado em 1997 com o intuito de atender aqueles que não se enquadram no outro tipo de financiamento. Nesse caso, o crédito está disponível para pessoas físicas e jurídicas, tanto para a compra de propriedades residenciais quanto comerciais.

Outra diferença é que esse sistema não tem limite de financiamento, o que faz com que os juros cobrados sejam maiores que no SFH. O SFI segue as regras do próprio banco que oferece o crédito imobiliário. Essa modalidade pode ser uma opção para quem deseja comprar uma nova residência ou um novo ponto comercial.

Quais são os requisitos para financiar

Tanto para financiar pelo SFH quanto pelo SFI, o comprador precisa comprovar alguns dados e atender algumas exigências. O financiamento de imóveis só é concedido, por exemplo, aos brasileiros e estrangeiros com visto permanente no Brasil, que têm mais de 18 anos ou são emancipados, e dispõem de nome limpo.

A comprovação de renda também é um dos aspectos mais importantes para os bancos. Afinal, as instituições precisam ter segurança de que a dívida será paga.

Em muitos casos, a parcela deve corresponder a até 30% do rendimento mensal do interessado. Essa medida é favorável aos clientes, pois evita que o orçamento seja comprometido e as parcelas difíceis de serem pagas.

A idade limite é outro requisito para a concessão de crédito imobiliário. A soma da idade do interessado com o tempo de amortização não pode ser superior a 80 anos e 6 meses. Além disso, é necessário ser capaz civilmente, de acordo com o que consta no Código Civil.

O que significa SAC e Tabela Price?

Ao solicitar o financiamento, é preciso escolher um sistema de amortização. Isso serve para auxiliar no cumprimento da dívida e evitar a inadimplência. No caso específico desse crédito, existem dois tipos de amortecimento que são mais comuns no Brasil.

O SAC (Sistema de Amortização Constante) permite que o valor da amortização seja constante, enquanto os juros diminuem e, consequentemente, as parcelas também. No final, o saldo total pago no SAC costuma ficar mais barato.

Por outro lado, quando o financiamento imobiliário segue a Tabela Price, as parcelas são fixas. Depois de um tempo, os juros caem e a amortização aumenta, mas a prestação permanece a mesma.

Apesar de o SAC aparentar ser mais vantajoso, por ser mais econômico, ele não está disponível para todos os compradores. Como a parcela inicial é maior, se no momento de fazer o financiamento o interessado não comprovar a renda necessária, ele só poderá pagar pela Tabela Price. Por isso, o crédito imobiliário precisa ser personalizado de acordo com a situação de cada cliente.

Simule já

A Melhortaxa acredita na democratização do crédito imobiliário por meio da informação. Por isso, nossos serviços são totalmente gratuitos para todos os públicos, tanto para financiamento quanto refinanciamento. Os custos da nossa operação são pagos pelas instituições financeiras.

Então, não precisa se preocupar. A Melhortaxa realmente não cobra qualquer valor, nem solicita dados bancários em nenhuma situação. Nós apenas pedimos algumas informações básicas para identificarmos as suas reais necessidades.

Aproveite agora mesmo para simular as melhores condições para o seu financiamento imobiliário. Utilize o nosso simulador e receba em poucos dias a proposta ideal para o seu orçamento. Realize já o seu sonho de comprar um imóvel!