Etapas da contratação do financiamento

Para contratar o crédito imobiliário do Banco do Brasil, é preciso seguir cinco etapas. Em todas, você conta com o intermédio da Melhortaxa, desde a escolha do crédito até a assinatura do contrato. Confira os detalhes de como é solicitado o financiamento:

  • 1
    Simulação e proposta: depois usar o simulador da Melhortaxa, nossa equipe irá entrar em contato com as instituições para saber quais propostas tem para você. Nesse momento, o Banco do Brasil irá fornecer informações como taxa de juros, prazo para pagamento e outras condições;
  • 2
    Análise prévia e envio de documentos: ao aceitar a proposta, você passará por uma análise de crédito por meio do envio de documentos. Não se preocupe, a Melhortaxa irá te orientar sobre quais papéis devem ser apresentados;
  • 3
    Análise técnica: assim que o banco aprovar os seus documentos pessoais, ele irá analisar o imóvel e as condições do seguro (para você e para a propriedade);
  • 4
    Assinatura e registro do contrato: etapa em que as partes assinam o contrato e ele é levado ao cartório. Também é nesta fase que o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) deve ser pago, no valor de até 5% do imóvel, dependendo da localidade,
  • 5
    Pagamento: após todo esse processo, o Banco do Brasil libera o pagamento ao vendedor.

Documentos para financiar um imóvel com o Banco do Brasil

No Banco do Brasil, o financiamento imobiliário só é liberado depois que o cliente apresenta alguns documentos pessoais e do imóvel. Os principais são:

  • proposta de financiamento imobiliário com informações pessoais;
  • declaração pessoal de saúde;
  • comprovante de estado civil;
  • comprovante de atividade laboral principal;
  • comprovante de residência;
  • extrato do FGTS (se a intenção for usar o fundo);
  • folha do carnê do IPTU;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais e Ações Reipersecutórias;
  • Certidão Negativa de Tributos Municipais (IPTU/TLP),
  • Certidão de Habite-se — se não estiver averbado na matrícula.

Características gerais do crédito imobiliário residencial do Banco do Brasil

No Banco do Brasil, você pode financiar até 80% do valor do imóvel, seja ele novo ou usado, em até 420 meses (35 anos). A instituição disponibiliza duas formas de amortização da dívida: SAC e Price-Pós.

Para financiar imóvel no banco, é possível declarar a renda de até três pessoas com vínculo de parentesco ou afinidade. Além disso, o cliente tem até seis meses para iniciar a amortização do capital, período em que apenas os seguros e os juros são cobrados.

O Banco do Brasil oferece a possibilidade do comprador financiar ainda as despesas do imóvel, isto é, ITBI, tarifas de avaliação e outros custos da operação. Esses gastos podem ser incluídos na operação com as mesmas condições do restante do financiamento.

Despesas financiáveis

Para acrescentar as despesas da operação ao financiamento, o comprador deve se atentar para não ultrapassar o limite percentual de crédito. No SFH, você pode parcelar o registro do cartório (1% do valor da compra e venda) e o ITBI (4% do valor da compra e venda).

Para quem compra pelo CH, também é possível parcelar o registro, mas limitado a R$ 20 mil. O limite do ITBI a ser financiamento é R$ 400 mil. Nesse sistema, você pode ainda incluir as despesas: emissão de contrato em cartório (até R$ 1 mil), tarifa de avaliação física da garantia e tarifa de avaliação jurídica da garantia.

Uso do FGTS no financiamento do Banco do Brasil


No financiamento imobiliário, existe a possibilidade de usar o FGTS. Esse recurso pode ser usado para amortizar ou liquidar a dívida. Mas, para usá-lo, é necessário atender a algumas regras:

  • o comprador deve ter contribuído com o FGTS por 36 meses, consecutivos ou não;
  • o interessado não deve ter financiado ou estar financiando outro imóvel pelo SFH, em qualquer parte do país;
  • ele também não pode ser comprador ou proprietário de outro bem na região em que exerce a sua ocupação laboral;
  • o imóvel não pode ter valor acima do teto do SFH, nem ter sido adquirido ou construído com recursos do FGTS há menos de três anos,
  • a propriedade também deve estar em área urbana, registrada no Cartório de Registro e ser para uso residencial na localidade em que o comprador trabalha.

O Banco do Brasil e outras instituições financeiras são parceiras da Melhortaxa. Por esse motivo, podemos encontrar as condições ideais para você comprar o seu imóvel. Cadastre-se em nosso site, faça a simulação de crédito e encontre a oportunidade perfeita para realizar o seu sonho!

PRATICIDADE E RAPIDEZ

Em, no máximo, 72 horas. Esse é o prazo máximo para enviarmos as propostas mais elaboradas para você

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APOIO DIDÁTICO

Outro benefício que oferecemos é o apoio didático. Disponibilizamos inúmeros conteúdos sobre o crédito imobiliário, para que você entenda como ele funciona e fique bem informado. Dessa forma, você terá mais conhecimento e poderá tomar as decisões financeiras de maneira mais segura

EQUIPE ESPECIALIZADA

A Melhor Taxa possui uma equipe de economistas e engenheiros especialistas no mercado imobiliário, capazes de tirar todas as suas dúvidas.

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