Você sabe o que faz um corretor de imóveis?

Contar com a ajuda de um corretor de imóveis é fundamental para você que deseja encontrar um imóvel novo

A figura de vendedor que tenta “empurrar” imóveis para cima dos potenciais clientes é uma imagem comum do corretor de imóveis. Esse tipo de profissional necessita de formação específica, aperfeiçoamento e profundo conhecimento sobre o funcionamento do mercado imobiliário e região de atuação.

Inicialmente, sua atuação é vista mais como um consultor e mediador entre as duas partes — comprador e vendedor, do que como um simples vendedor. Confira neste post algumas informações sobre o que faz um corretor e sua importância no mercado imobiliário!

Corretores precisam ter formação constante ao atuarem

Os corretores, muitas vezes, são profissionais autônomos ou possuem relação com uma imobiliária. Para exercer essa profissão, é preciso ser especialista em transações do gênero e ter um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O papel do corretor de imóveis é buscar atender as necessidades tanto do comprador, quanto do vendedor, durante uma negociação, fazendo o processo ser vantajoso para ambos os lados.

Existem cursos técnicos, tecnólogos e profissionalizantes ligados ao mercado imobiliário, capazes de ajudar na colocação no mercado e na prática do dia a dia. Além disso, o profissional precisa se atualizar constantemente em campos ligados ao setor imobiliário, buscando informações sobre as novas tendências.

Dessa forma, será possível avaliar de maneira técnica os imóveis a serem vendidos: economia, para compreender fatores como composição de preços e financiamento imobiliário; e direito, compreendendo os trâmites legais de uma compra e venda.

O corretor precisa saber mediar e buscar acordos favoráveis a ambas as partes

Geralmente, uma pessoa interessada em comprar um imóvel deseja desembolsar o mínimo possível, e o vendedor embolsar o máximo possível. Com expectativas contrárias, o corretor imobiliário tem a função de negociar os preços de maneira neutra e encontrar um meio termo capaz de agradar as duas partes.

Junto ao comprador, o corretor deve ser franco e informativo. Ele avalia a estrutura física do imóvel, seu potencial de valorização e a infraestrutura presente no bairro, por exemplo. A ideia é apresentar todos os prós e contras oferecidos pelo negócio e, se for o caso, buscar uma opção mais adequada às expectativas do comprador.

Com relação ao vendedor, o corretor é responsável pela fixação do valor da venda ou aluguel, com base na estrutura da propriedade e sua localização. Além disso, o profissional ficará encarregado de sua divulgação em panfletos e anúncios entre potenciais compradores e por promover visitas ao local.

Quando ambas as partes concordarem em fechar negócio, as atribuições do corretor de imóveis passa a ser outra: a de auxiliar os clientes, providenciando documentos e assinatura de contratos. Além disso, ele oferece auxílio durante a execução de todos os trâmites contratuais.

As responsabilidades do corretor

O corretor, de acordo com a lei nº 12.236 da constituição, possui algumas responsabilidades a serem executadas enquanto estiver envolvido na comercialização de imóveis. Dentre elas, está a de verificar se toda a documentação da propriedade está correta e atualizada, antes de ser assinada pelo comprador.

No caso de imóveis seminovos, é dever do profissional checar se o imóvel não apresenta nenhuma dívida, como financiamento, atraso no pagamento do condomínio e do IPTU. Caso o comprador seja lesado em alguma circunstância, também cabe ao corretor interceder em seu favor perante à justiça.

Assim como a maioria das profissões, os corretores também possuem um Código de Ética a ser zelado e respeitado por todos os profissionais da área.

A importância dos corretores de imóveis

No Brasil, o corretor de imóveis é o único profissional legalizado por lei autorizado a interferir diretamente na compra e venda de imóveis. Isso porque, a total proteção e segurança do cliente ao fechar negócio em uma propriedade precisa estar 100% garantida e de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

A importância do corretor de imóveis se deve, principalmente, quando o cliente estiver com alguma dúvida sobre se vale a pena ou não fechar negócio. Para isso, o profissional deve estar sempre a disposição e oferecer o melhor atendimento possível aos interessados pela compra do bem.

Receber ajuda de profissionais não-credenciados no CRECI pode oferecer sérios riscos a sua negociação. Verificar se o corretor é autêntico, assim como verificar as melhores condições de financiamento de um imóvel com juros baixos, são dois itens muito importantes a serem analisados pelo consumidor.

Após conhecer melhor a função de um corretor, chegou o momento de verificar quais instituições financeiras possuem os juros mais baixos do mercado na contratação de um crédito. Para isso, cadastre-se já no site da Melhortaxa e receba total assistência dos nossos especialistas capazes de verificar as melhores condições de acordo com seu perfil!

Veja Também