Você sabe o que é TR? Conhecida entre aqueles que fizeram ou estão pensando em fazer um financiamento, a taxa referencial possui grande importância no mercado financeiro — desde transações imobiliárias a investimentos tradicionais, como a poupança.
Essa é uma taxa de referencial usada como aliada do mercado financeiro ao realizar correções nos valores das prestações de um crédito imobiliário. A fim de te ajudar a entender mais como funciona e o que é TR, preparamos o conteúdo abaixo.
O que é taxa referencial?
A taxa referencial foi um valor criado para servir de referência no Brasil, como uma tentativa de controlar a inflação durante o governo Collor, no início da década de 90. Hoje, a taxa TR é uma quantia de referência usada para determinar os rendimentos de alguns investimentos brasileiros.
Em geral, ela é usada para o cálculo da rentabilidade de investimentos de renda fixa. Porém, também influencia no valor das parcelas de um financiamento, como o imobiliário. Acompanhe a seguir os tipos de taxa referencial.
TR diária, mensal e anual
Depois de entender o que é TR (taxa referencial), é importante saber que ela possui três variações que podem incidir em sua operação financeira: diária, mensal e anual. Veja abaixo a definição de cada uma.
- A variação da TR diária é o valor divulgado pelo Banco Central do Brasil, que corresponde a uma parcela da mensal;
- Já a taxa TR mensal é o valor utilizado para fazer correções monetárias durante 30 dias;
- Enquanto isso, a taxa anual é usada somente quando o índice apresenta valores da soma dos 12 meses, ou seja, um ano.
Cálculo da taxa referencial
O Banco Central (BC) é o responsável por calcular e divulgar o índice TR. Desde o ano de 2018, a fórmula para encontrar o valor da taxa referencial baseia-se nos juros LTN (Letra do Tesouro Nacional), que envolvem os seguintes termos:
- TBF (Taxa Básica Financeira): é a média dos juros usados nos CDBs (Certificados de Depósito Bancário), ofertados pelas 30 maiores agências financeiras do país;
- Variável “a”: o valor fixo de 1,005, determinado na criação da TR;
- Variável “b”: seu valor depende do resultado da TBF divulgada mensalmente pelo BC;
- R (Redutor): calculado pela fórmula R= (a+b) x TBF.
Tendo o conhecimento desses itens, o próximo passo é aplicá-los na fórmula da taxa referencial de juros: TR = 100 x {[(1+TBF 100)R] – 1}. Vale lembrar que quando o resultado for negativo, ele será considerado como 0%.
O que significa taxa 0%?
Em alguns anos, a taxa TR pode registrar o percentual de 0% para investimentos como a poupança. Isso quer dizer que os rendimentos não têm ou terão alta lucratividade. No Brasil, por exemplo, ela tem se mantido nessa porcentagem desde 2017.
Em operações de crédito, como empréstimos e financiamentos, a taxa TR zerada significa que as parcelas não terão alterações com a inflação, ou seja, correção monetária. Isso pode impactar nos negócios de curto e longo prazo.