Vale a pena comprar imóveis em leilão?

A compra de imóveis em leilão ainda gera muitas dúvidas em quem é novo na prática


Comprar imóveis em leilão é uma prática que tem chamado cada vez mais a atenção daqueles que desejam adquirir uma residência por um valor mais acessível e, também, por investidores que trabalham com a revenda das propriedades. 

Contudo, assim como as demais formas de aquisição de propriedades, a compra em leilões de imóveis oferece prós e contras que fazem com que aqueles que têm interesse em iniciar tal prática se perguntem se realmente vale a pena ou não. 

A seguir, mostraremos os principais pontos favoráveis — e também os nem tanto — desse tipo de aquisição. Tendo como base o seu perfil de comprador ou investidor, será possível analisar se realmente vale a pena comprar imóvel em leilão ou não. 

Por que imóveis de leilão são tão atrativos?

Os imóveis vendidos em leilões geralmente são propriedades que tiveram o pagamento de seu financiamento atrasado e, assim, retomados pelos bancos. Com isso, a propriedade é vendida em leilões por um preço bem mais baixo que a sua avaliação.

Compradores de diversos perfis são atraídos para um leilão de imóveis, principalmente por se tratarem de propriedades novas, em sua grande maioria. Além disso, é possível arrematar apartamentos, casas em condomínios, ou então, casas “soltas”. É possível, ainda, encontrar imóveis comerciais.   

Os valores mais baixos atraem principalmente investidores, que trabalham com a revenda de imóveis ou, ainda, aluguel de propriedades, uma vez que é possível encontrar imóveis diversos e, assim, fazer negócios de várias maneiras. 

Condições dos leilões

Por conta dos valores mais baixos, comprar imóveis em leilão implica em condições que, aos olhos dos compradores, podem significar “contar com um golpe de sorte”. Uma das primeiras regras é que não é permitido ver o interior das propriedades. Com isso, qualquer dano é de responsabilidade do novo dono.  

Outra regra comum do leilão de imóveis, mas que não é aplicada a todas as propriedades em arremate, é que o valor do bem deve ser pago à vista, no caso de ser retomado pela construtora. Nesse caso, se for de seu interesse, é possível solicitar um crédito pessoal para a aquisição do bem.

Agora, quando o imóvel é retomado pelo banco, há a possibilidade de fazer um financiamento imobiliário. Geralmente, a instituição que leiloou a propriedade oferecerá valores mais atrativos, mas o comprador pode buscar por outras instituições financeiras para assinar o contrato de parcelamento do valor.

Não é regra, mas é comum

Por serem imóveis que são retomados por falta de pagamento da dívida, pode ser que aconteça de um dos atuais moradores resistir à saída do imóvel, mesmo a propriedade indo para leilão. Nessas situações, o responsável pela saída do antigo dono é o comprador do bem.

Nessas situações, é necessário a contratação de um advogado, para que os trâmites judiciais de despejo sejam realizados. Em muitos casos, é possível realizar negociações para a saída do antigo proprietário sem que haja a necessidade de envolvimento da justiça. Tal ação é legalmente aceita.

Recomendações para compradores de leilões

Visitas aos imóveis em leilão são permitidas, mas apenas para visualização da parte externa da propriedade. Mesmo com esse fator, é possível ter mais informações sobre a residência conversando com moradores da região, por exemplo.

Busque pelo máximo de informações possível. Procure saber com vizinhos ou o síndico (no caso de um apartamento ou casa de condomínio) se a residência ainda está habitada, como é o perfil do atual morador ou se alguém sabe informar a atual condição dos cômodos da propriedade. 

No caso de informações positivas da propriedade e, ainda, se ela for para moradia, busque saber sobre o bairro e vizinhança. O mesmo vale para imóveis comerciais: analise qual o melhor tipo de comércio para a região, por exemplo.  

Conte com a assessoria da Melhortaxa

Se você deseja comprar imóveis em leilão, conte com a ajuda da assessoria da Melhortaxa. Para as propriedades financiadas, buscamos as melhores taxas de juros do mercado, de acordo com o seu perfil. Faça uma simulação de crédito e conheça um pouco mais do nosso trabalho!   

Veja Também

Mais lidos