Está em busca de um imóvel, mas não possui o montante necessário para pagar à vista? Pois saiba que você não está sozinho! O financiamento imobiliário é uma mão na roda quando o assunto é realizar o sonho da casa própria, mas é preciso se planejar para pagar a entrada de apartamento, por exemplo.

O que muita gente não sabe é que grande parte dos contratos de financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras exigem um “sinal” de entrada para a quitação do bem. Financiar 100% de um imóvel é possível, mas raro – e exige muitas regras específicas. 

Portanto, a melhor forma de dar entrada é planejando antecipadamente. Mas, afinal, qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel? Como reunir o valor adequado para pagar o adiantamento? Tire todas as suas dúvidas no texto a seguir!

Qual o valor mínimo de entrada num apartamento?

O critério utilizado pelos bancos para calcular o valor de entrada se baseia na renda familiar do contratante. Portanto, esse percentual pode sofrer alterações na hora de calcular o valor proporcional que você deverá pagar à instituição. 

Apesar de variável, a entrada em apartamento gira em torno de 30% do valor total do empreendimento. Ou seja, se um imóvel custa R$ 300 mil, o valor de entrada girará em torno de R$ 90 mil. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, exige uma entrada de pelo menos 10% do valor da propriedade. 

Como dar entrada em um apartamento?

Agora que você já sabe como funciona o valor de entrada de um apartamento, não há nada melhor que traçar uma estratégia para economizar dinheiro e poder amortizar boa parte do valor do imóvel já de início. 

Portanto, separamos algumas dicas para você comprar um apartamento com entrada facilitada e não comprometer todo o orçamento durante a empreitada. Confira a seguir!

Entrada de apartamento

Analise o seu planejamento financeiro

Uma das melhores formas de financiar um imóvel e não se endividar ao longo do percurso é planejar antecipadamente como o dinheiro será gasto. Lembre-se de que um financiamento pode levar até 30 anos para ser quitado integralmente, portanto é necessária uma dose extra de disciplina na hora de cuidar do orçamento.

Para conseguir pagar a entrada de um apartamento, você deve se planejar financeiramente sobre o montante que será pago à vista. Há maneiras de economizar e juntar o dinheiro? É possível fazer um empréstimo para este fim? Considere todas as hipóteses e compare as opções antes de se decidir.

Faça o seu dinheiro render

Pagar o máximo que puder como entrada facilita na hora de calcular as parcelas restantes do financiamento. Portanto, se você busca uma forma de abater boa parte da dívida, terá que fazer o rendimento mensal aumentar.

Hoje em dia, há diversas opções de investimentos financeiros – seja de renda fixa ou variável. Faça uma análise das opções oferecidas pelo mercado e defina como o seu dinheiro pode render mais, se por meio dessas opções ou mesmo com um segundo emprego para gerar uma renda extra ao final do mês.

Opte por imóveis na planta

Se você não tem pressa para se mudar, uma opção interessante é optar por um imóvel ainda em construção. Afinal, o valor de entrada do apartamento na planta pode ser abatido em até 36 parcelas mensais, não sendo necessário o sinal à vista. Dessa forma, todo o valor é diluído em parcelas proporcionais.

Porém, atente-se para essa opção porque ela costuma aumentar o valor mensal do financiamento e pesando no orçamento geral. O ideal é que o investimento nunca ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Utilize o FGTS como entrada

Muita gente não sabe desse recurso, mas o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser um grande aliado para a sua entrada no apartamento. Para utilizar o saldo, você precisa possuir ao menos três anos de trabalho acumulados no fundo.

Outro requisito para a utilização do saldo é não possuir outro imóvel em seu nome na mesma cidade de investimento do atual. Para sacar o montante, basta visitar uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação e consultar a disponibilidade.

No fim das contas, a entrada no financiamento do imóvel serve para desafogar a dívida ao longo dos anos. Quanto menos você acumular nas parcelas, mais tranquilo será de quitar o empreendimento.

Financiamento é com a Melhortaxa

Como você pode perceber, a entrada de um apartamento acaba sendo uma das melhores opções na hora de realizar um financiamento imobiliário, já que contribui para parcelas menores ao longo prazo. 

Está em busca de uma boa opção de financiamento, mas não sabe como encontrar as menores taxas do mercado? Faça um cadastro no site da Melhortaxa e receba as melhores ofertas para o seu orçamento!