Tipos de imóveis: como encontrar o ideal para cada pessoa?

Saiba qual é o imóvel ideal conforme o perfil do comprador neste texto da Melhortaxa


Ao planejar o futuro e pensar em financiar uma residência, é comum se confundir entre tantos tipos de imóveis que existem. Por mais simples que pareça, escolher entre casas, apartamentos e outras formas de habitação é uma tarefa que demanda cuidado e conhecer bem o próprio estilo de vida. 

Aqui no blog da Melhortaxa vamos falar sobre as características de diferentes tipos de imóveis e qual deles é mais adequado para você. Também é possível ponderar qual das propriedades é a mais indicada para a sua realidade financeira, especialmente se você for fazer um financiamento. Confira mais no texto abaixo! 

Casa ou apartamento: qual é a melhor opção? 

Essa é uma pergunta que não possui resposta correta, pois escolher um dentre vários imóveis à venda é uma decisão que varia conforme o perfil do comprador. Se a pessoa possui uma família grande e que precisa de espaço, precisará de um imóvel que comporte todos com conforto. 

É preciso pensar não só na arquitetura e metragem da propriedade, mas também nas características imutáveis do imóvel, como localização e valor de imposto, por exemplo. Os tipos de imóveis mais procurados costumam ser casas e apartamentos. Saiba mais sobre esses bens abaixo.

Casa

Prós

Em sua maioria, as casas possuem características mais individualistas. Geralmente são construídas de forma que, mesmo quando dividem paredes ou outras estruturas, ainda confiram certa privacidade para seus residentes. A privacidade é um dos principais prós para quem prefere um estilo de vida mais silencioso. 

Como a forma de construção é diferente, o espaço das casas costuma ser maior. Por esse motivo, muitas casas à venda possuem áreas externas, como quintais, jardim e até mesmo piscinas.

Alterar algumas características do imóvel adicionando ou removendo cômodos, por exemplo, é muito mais fácil de ser feito do que se a reforma fosse em um apartamento, pois seria necessário se encaixar em convenções e regulamentos do condomínio. 

Se a casa estiver em um condomínio, é necessário manter um padrão de identidade visual. Ainda assim, mesmo em um condomínio de casas, os debates são mais fáceis, pois o número de moradores é menor se comparado com prédios e o grande número de apartamentos. 

Contras

As casas podem ser um pouco mais caras se comparadas com os apartamentos devido à metragem superior, porém elas fazem parte dos tipos de imóveis cujo espaço pode se adequar às suas necessidades. 

Ao comprar um imóvel, deve-se levar em conta não só a parte financeira; a segurança também merece atenção. A não ser que o empreendimento esteja em um condomínio ou rua fechada que possua segurança 24 horas, a sua residência corre o risco de ser invadida. Esse risco é um pouco menor em ambientes monitorados. 

O recebimento de encomendas também é um item mais delicado, já que boa parte do dia o comprador não estará em casa e caso não hajam porteiros, a entrega pode voltar para o remetente, causando diversos transtornos. 

Apartamento

Prós

Diferentemente das casas, especialmente as localizadas nas ruas e que não fazem parte de condomínios, a maioria dos apartamentos fica em prédios monitorados que contam com segurança constante. 

Mesmo que apenas isso não seja suficiente para impedir ações criminosas, a presença de vigilância já pode coibir uma ação. A entrega de encomendas também é facilitada, já que os porteiros podem receber os pacotes e direcioná-los para o morador. 

Outro ponto positivo é que você não terá que se preocupar com a manutenção estrutural do imóvel. Proprietários de casas têm que se preocupar com o reparo e limpeza de calhas, ralos e outros itens, por exemplo. Em contrapartida, ao comprar um apartamento à venda, essas responsabilidades ficam com o condomínio. 

Contras

Um dos maiores problemas de se morar em um apartamento é a diminuição da privacidade e possíveis atritos com vizinhos. Por dividir mais paredes do que em uma casa, podem surgir barulhos indesejados, pois existem vizinhos aos lados e nos pisos superior e inferior.

Um vizinho pode ouvir a TV muito alto, e outro ter o hábito de usar salto em casa e andar com eles de madrugada, fazendo o som ecoar para o andar inferior. Quem for investir em um apartamento deve levar em consideração esse ponto, pois é uma das principais queixas de quem mora em prédio. 

Afinal, qual escolher? 

Ao saber os prós e contras dos dois principais tipos de imóveis, você deve ponderar qual é o seu perfil: mais ou menos espaçoso, ou mais ou menos silencioso. Ao se conhecer, você perceberá em qual dos dois imóveis se encaixa melhor, assim como qual deles faz mais sentido para o seu estilo de vida e família.

Um apartamento pode ser mais barato do que uma casa, considerando o valor do imóvel, mas esse não deve ser o único fator a se pensar. Considere também o espaço que a família realmente precisa, e se suas necessidades serão melhor supridas por um condomínio completo ou pela quietude de uma casa. 

Vai financiar e não sabe qual imóvel escolher? Vem com a Melhortaxa!

Se você vai financiar e não sabe qual tipo de imóvel escolher, conheça mais informações com a Melhortaxa! Aqui nós podemos te ajudar a selecionar um financiamento ideal conforme a sua realidade financeira! Converse com um de nossos especialistas e conheça melhor as nossas soluções! 

Veja Também

Mais lidos