Simulando empréstimos com a Caixa

Entenda como simular um empréstimo e saiba se essa é a melhor opção para você


Se atrapalhou com as contas e precisa de um dinheiro extra? Entenda como funciona a simulação de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e descubra se essa é a melhor opção para você. 

O banco oferece diferentes formas de crédito para quem precisa de dinheiro com rapidez e sem preocupação. As mais comuns são o empréstimo consignado e o crédito pessoal. Entenda as diferenças entre elas, quais opções se encaixam melhor para a sua situação e saiba como simular um empréstimo

Tipos de empréstimo

O empréstimo consignado é feito sem avalista, as prestações serão descontadas diretamente do pagamento de trabalhadores conveniados ao banco ou de pensionistas permanentes e aposentados no INSS. A renda comprometida com essa modalidade não pode ultrapassar os 30% do benefício ou salário.

Já o crédito pessoal da Caixa pode ser dividido em nove tipos diferentes. Neste texto vamos entender melhor quatro deles, os que exigem simulações ou uma avaliação de orçamento mais estruturada ao longo de sua contratação. Eles são o CDC Automático, CDC Salário, Crédito Imóvel Próprio e Crédito Pessoal. 

O CDC Automático é uma linha de crédito pré-aprovada que não precisa de avalista. O valor é disponibilizado automaticamente na conta do solicitante que contrata o serviço, não sendo necessariamente correntista. Os valores disponibilizados variam entre 150 e 30 mil reais, e podem ser pagos em até 48 meses. 

Já o CDC Salário, voltado para os correntistas da Caixa, disponibiliza automaticamente valores entre 300 e 50 mil reais na conta do solicitante. Diferentemente do CDC Automático, nesta modalidade o tempo para pagamento é maior, chegando até 60 meses. 

No Crédito Imóvel Próprio o imóvel é refinanciado em até 240 meses, disponibilizando um valor entre 20 mil e reais e até 50% do bem. As prestações são decrescentes, mensais e descontadas diretamente na conta-corrente do contratante. 

O Crédito Pessoal é dividido em quatro opções: Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado, Crédito Pessoal Mensal Pós-Fixado, Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado e Crédito Salário Caixa Mensal Pós-Fixado. As opções pré-fixadas oferecem pagamento de 1 a 48 meses, as pós-fixadas têm prazos entre 4 e 36 meses.

Como fazer uma simulação de empréstimo?

Ao pensar em fazer um empréstimo, levante todas as suas despesas, gastos e contas. Com uma lista de despesas prontas e um orçamento doméstico estruturado, é possível perceber o seu real poder de pagamento de futuras parcelas e qual das opções de linha de crédito pode ser mais viável para a sua realidade. 

Na internet existem ferramentas informais de cálculo e simulação, porém muitas não estão atualizadas e apresentam defasagem nas taxas e juros dos empréstimos da Caixa. Um empréstimo vai afetar o seu orçamento nos próximos meses ou anos, então sempre procure empresas confiáveis, como Banco Central ou a Melhortaxa

O Banco Central dispõe de informações atualizadas sobre as taxas e juros praticadas pela Caixa no último mês. Em seu site também está disponível uma calculadora atualizada que pode lhe ajudar a ter uma noção do futuro comprometimento de renda. Simular valores é importante para avaliar as condições. 

Ainda assim, saber apenas números não é suficiente para contratar um empréstimo ou financiamento. E aquelas letras pequenas do contrato, que não ficam claras nem quando conversamos com o gerente na agência? Falar com alguém que entende do assunto e pode te explicar é o melhor caminho nessa situação. 

Ao contratar um empréstimo é necessário entender todas as opções existentes no mercado e compará-las com tranquilidade, tendo a certeza de que a escolha correta foi feita. Você não gostaria de fazer um empréstimo e depois de pagar metade dele descobrir que tinha outra linha de crédito com melhores condições, não é?

Simuladores são na Melhortaxa!

Ficou com dúvidas e não sabe qual é a opção mais adequada para a sua situação? A Melhortaxa pesquisa para você as melhores condições de mercado e te explica tudo direitinho! Entre em contato conosco, o nosso time de especialistas vai adorar te receber para conversar! 

Veja Também

Mais lidos