Que o cartão de crédito é um aliado nos pagamentos do dia a dia, todos concordam, não é mesmo? Ele ajuda nas pequenas compras e nos parcelamentos de itens mais caros. Mas e o cartão sem limite? Ele existe?

Item de desejo há anos, o cartão black sem limite é aquele que pode proporcionar compras ilimitadas. Mas você sabe o que ele é, como funciona, quem tem direito ou quais são os riscos? As dúvidas são muitas, por isso fomos atrás de informações para entender melhor esse cenário.

O que é o cartão de crédito

Na hora de disponibilizar um cartão de crédito a alguém, as instituições avaliam o relacionamento com o cliente, o que inclui analisar se essa pessoa tem restrições no seu nome, se paga com regularidade as suas despesas, qual é a renda, como é o histórico etc. 

Estando tudo certo, o banco ou a administradora disponibiliza um determinado valor mensal para ser destinado às compras e despesas. Quando esse limite é atingido, não é mais possível utilizá-lo. Dessa forma, o cartão funciona como um empréstimo, que você usa integralmente ou apenas uma parte todo mês.

Para quitar o valor usado, as instituições estipulam uma data. Respeitando o prazo, você faz o pagamento sem a cobrança de juros. Caso pague a fatura atrasada, serão cobrados juros altos, como os juros rotativos do cartão de crédito. Por isso, é importante manter os pagamentos em dia.

E o cartão sem limite?

Dito isso, entendemos que existe um teto para o uso do cartão de crédito. Depois que o máximo é atingido, o recurso fica indisponível até o mês seguinte, aguardando o pagamento da fatura, correto? Então, não há como ter um cartão de crédito sem limite, já que ele fica bloqueado quando o teto é utilizado.

Dessa forma, o que existe é um cartão sem limite determinado. A instituição que libera o seu cartão de crédito sabe da sua renda, do seu histórico de gastos e como você se comporta com o dinheiro. Assim, pode lhe oferecer esse cartão e, se as suas despesas se mostrarem maiores que as usuais, ele limita o uso dos recursos.

Então, não se trata exatamente de um cartão ilimitado, mas sim de um cartão sem limite determinado. Isso acontece porque o risco que os bancos e as operadoras de crédito correriam de não receber o pagamento de um cliente que se perdeu em meio a tantas despesas seria grande demais.

Mulher segurando o cartão de crédito sem limite na mão esquerda.

Riscos de um cartão sem limite

Dessa forma, esse conceito de cartão de crédito infinito não existe. Imagine se essa forma de pagamento fosse real. Haveria uma grande quantidade de pessoas endividadas para adquirir bens mais caros. A pergunta que fica é: como pagar a fatura de um cartão sem limite?

O número de inadimplentes subiria vertiginosamente, e recuperar tanto o crédito quanto a boa reputação no mercado seriam obstáculos para os brasileiros. Se sair das dívidas já é um problema, imagine como ficaria a situação de ter que pagar uma fatura muito mais alta.

Como ter um cartão sem limite determinado

Se você está se perguntando como conseguir um cartão sem limite determinado, saiba que esse benefício é exclusivo de poucos clientes. Para conquistar acesso a ele, é necessário cumprir diversos requisitos, como ter rendimentos altos e bom histórico financeiro.

O que confunde muita gente, nesse caso, é que existem cartões com limite bem alto, também voltados a clientes com histórico favorável, renda mensal compatível e bom relacionamento com o banco. Sendo assim, qual é a diferença entre eles?

Basicamente, o cliente sabe até quanto poderá gastar com um cartão de limite alto. No caso da opção sem limite determinado, o banco limita os gastos ao ver que o cliente está se excedendo nas suas compras mensais e acredita que ele não terá condições de arcar com a fatura.

A importância do uso consciente do cartão de crédito

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou uma pesquisa sobre o endividamento das famílias inadimplentes em 2021. O número não é bom: o índice de endividados foi o maior dos últimos 11 anos, atingindo 70,9%. E já estava alto em 2020, quando registrou 66,5%.

As dívidas de cartão de crédito chegaram aos impressionantes 82,6% no período. Ou seja, ter um cartão com limite alto ou indeterminado ainda é uma realidade distante para a maioria dos brasileiros. 

Outra questão importante para se pensar é a segurança. Ter um cartão ilimitado pode se tornar perigoso, pois a vulnerabilidade seria grande. Isso, porque um cartão ilimitado seria fortemente visado por quadrilhas especializadas em golpes para clonagem de dados e uso indevido.

Quer saber sobre crédito? Conte com a Melhortaxa!

Agora que você sabe como funciona um cartão ilimitado, percebeu como é a realidade dessa modalidade e quer saber mais sobre o assunto, continue aqui no blog da Melhortaxa.

Na nossa aba especial Crédito, você pode acompanhar conteúdos exclusivos sobre taxas de juros e empréstimos pessoais, descobrir o tipo de crédito ideal para você e muito mais. Há também textos sobre investimentos e planejamento financeiro, para evitar endividamentos. Acesse agora mesmo!