7 motivos para sair do aluguel o quanto antes

O aluguel pode não ser a melhor solução a médio prazo

Muitos brasileiros ainda sonham em comprar a própria residência. No entanto, a necessidade imediata de ter uma moradia tem feito com que esse sonho seja adiado. Mesmo assim, sair do aluguel ainda deve ser considerado, nem que seja a médio prazo. Saiba porque a compra vale mais a pena!

?

1- Condição transitória

Entre as razões principais para morar de aluguel estão: falta de recursos para dar entrada em um imóvel próprio e possibilidade de se mudar no curto prazo. Portanto, essas condições são transitórias.

Quase ninguém deseja viver pelos próximos 20 ou 30 anos em uma residência que não é sua. Levando em consideração que a propensão de boa parte das pessoas é se estabilizar — em uma cidade e emprego — a moradia tende a seguir isso. Então, por que não começar a planejar onde deseja morar nos próximos anos?

2- Segurança patrimonial

Pensando ainda na questão da estabilidade, é importante considerar o patrimônio que você deseja formar ao longo dos anos. Nesse sentido, ter um imóvel no próprio nome significa manter um bem sólido.

Caso a família precise futuramente de um empréstimo, a propriedade poderá ser colocada em garantia. Além de obter um aporte maior, os bancos oferecem condições especiais nesse caso, como taxas mais baixas.

3- Valorização

Em geral, os imóveis tendem a se valorizar, e isso é muito positivo para os compradores. Uma propriedade que hoje vale R$ 400 mil poderá custar R$ 550 mil em pouco tempo. Se o imóvel estiver localizado em uma área que esteja em evidência, as chances são ainda maiores.

Para quem opta por um apartamento na planta, isso ocorre com bastante frequência. Durante a fase de projeto, as unidades são vendidas mais baratas do que quando estão prontas. Portanto, depois de algum tempo, quando estiver valendo mais, você poderá vender o imóvel e comprar um mais barato.

4- Dinheiro que não volta

Mesmo quando o interessado opta por financiar um imóvel, ele sabe que o dinheiro está sendo destinado para pagar algo que será seu. Já o aluguel é um gasto perdido, como uma conta de luz ou eletricidade. Ele é o custo da moradia que não se reverterá em patrimônio.

Pagar um imóvel próprio, ainda que parcelado, garante mais saúde financeira ao orçamento. Basta pensar que esse dinheiro é um investimento e não uma despesa.

Além disso, ao optar por uma residência fixa, não é mais preciso sair em busca de um imóvel mais barato, sempre que o reajuste do aluguel apertar.

5- Sem burocracia

Os contratos de aluguel representam uma verdadeira burocracia, que causa desgastes para toda a família. Para alugar, o locador deve apresentar documentos reconhecidos em firma, certidões de fiança e autenticações. Se houver ainda a constante troca de imóvel, há toda a fase de mudanças e ajustes na nova residência.

Ao sair do aluguel e comprar o próprio imóvel, você só precisa apresentar os documentos apenas uma vez. Isso ocorre logo no começo e pode garantir sossego por anos. 

6- Realização pessoal

Ter o próprio imóvel traz uma sensação única — que é um misto de orgulho, satisfação e tranquilidade. Afinal, todo o esforço valeu a pena e você é dono da própria casa.

Além do mais, ser proprietário significa poder decorar o imóvel do jeito que quiser e pensar na residência a longo prazo. Quem mora de aluguel sabe que existem limitações em relação ao uso da propriedade. Não é possível fazer reformas e melhorias, sem o consentimento do locador.

Cabe notar ainda que, se quiser, o proprietário pode pedir a desocupação da casa, de acordo com a lei do inquilinato. Para isso, ele precisa notificar o inquilino para que saia em até 30 dias. Na prática, esse prazo é curto, e faz com os locatários tenham que correr atrás de uma nova residência.

7- Facilidade de pagamento

Para muitos, morar de aluguel parece ser mais barato do que comprar um imóvel. Porém, isso não se aplica, ainda mais atualmente, em que os preços de venda estão mais baixos. Além disso, boa parte das construtoras e imobiliárias podem facilitar o pagamento.

Diversos bancos oferecem financiamento de imóvel, sendo que cada um cobra uma taxa específica por esse empréstimo. Para garantir as melhores condições, vale a pena fazer a comparação.

Na Melhortaxa, você pode utilizar uma calculadora que simula as opções de financiamento em várias instituições e receber propostas personalizadas. Aproveite já essa facilidade para sair do aluguel!

Veja Também