Saiba tudo sobre seguro residencial

Conheça algumas curiosidades e fique por dentro de tudo sobre seguro residencial

O seguro residencial é item obrigatório a ser contratado com o intuito de proteger seu lar contra possíveis imprevistos. Como se sabe, existe a cobertura básica contra incêndio e explosão, e as adicionais capazes de oferecer assistência de acordo com a necessidade da residência.

Contudo, provavelmente, você não deve saber de quatro curiosidades que podem te ajudar a contratar uma apólice adequada. Por isso, neste post, vamos falar tudo sobre seguro residencial a fim de facilitar a escolha das verdadeiras necessidades do seu imóvel, sem contratar coberturas desnecessárias!

1- Seguro residencial é mais barato

Diante de tantas coberturas oferecidas, ao fazer a cotação do seguro residencial você pode se perguntar: quanto será o valor a ser desembolsado por este serviço? Se formos analisar do pé da letra, as apólices teriam um custo maior em relação ao de um automóvel, por exemplo.

Mas, seu custo-benefício é relativamente alto, pois, pode parecer incrível, mas o seguro de casa é bem mais barato em relação ao de um carro — mesmo oferecendo mais coberturas. A título de comparação, o valor estimado de uma apólice residencial fica em média 0,3% do valor a ser pago pela reconstrução da propriedade, em caso de incêndio.

Tal informação foi obtida pelo Proteste, um órgão relacionado à Revista Exame. Nela, é possível encontrar uma análise com várias combinações de coberturas adicionais muito procuradas pelos brasileiros. Nos exemplos, estão as mais comuns, como a de roubo e furto e responsabilidade civil.

Mesmo o valor anual a ser pago pelo seguro residencial sendo proporcional ao preço do imóvel, este tipo de proteção continua sendo muito vantajoso. Afinal, se formos comparar com o automotivo a lógica é a mesma: quanto mais caro o veículo, maior o montante a ser pago pela apólice.

2- Perdeu a chave de casa? O seguro te cobre

Quem nunca perdeu as chaves de casa, seja na rua, no local de trabalho ou no metrô? Pois então, muitas vezes, percebemos a ausência delas apenas quando formos abrir a porta de nossas casas e nos darmos conta de que não podemos entrar.

Pois bem, analisando as coberturas adicionais de uma tabela de seguro, será possível constatar uma apólice capaz de oferecer toda a assistência durante este perrengue.

No caso, contratado o seguro, basta acioná-lo quando houver necessidades de trocar a fechadura de sua residência e solicitar um molho de chaves novo. Além disso, a simples perda de uma chave já estará assegurada e, assim, não será preciso pagar a fabricação de uma nova.

3- Conserto de eletrodomésticos

Junto com o seguro residencial, é possível contratar uma assistência 24 horas para te socorrer em problemas comuns envolvendo os pertences do seu lar. Sendo mais específico, existe uma apólice capaz de te auxiliar na manutenção de todos os eletrodomésticos da chamada “linha branca” da cozinha e área de serviço.

Entendendo melhor como funciona esta cobertura adicional, considere a seguinte história:

  • um belo dia, quando o morador foi ligar a máquina de lavar, percebeu que algo estava errada no seu funcionamento;
  • logo, foi possível constatar o não-funcionamento do modo centrifugação do aparelho;
  • com um seguro contratado, imediatamente, entrou em contato e solicitou todos os reparos necessários,
  • o técnico veio até a casa a mando da seguradora, arrumou a máquina e você não precisou pagar nada pelo conserto ou substituição de alguma peça.

4- Seguro de apartamento pode sair mais em conta

Qual a diferença entre o seguro de casa e o de apartamento? Simples! No último caso, por estar inserido dentro de um empreendimento residencial, o mesmo já estará coberto pelas apólices do seguro predial obrigatório e, neste caso, algumas coberturas não precisarão ser contratadas por você.

Como se sabe, segundo a lei nº 4.591, todos os condomínios devem ter seguros contra incêndio ou quaisquer incidentes do segmento. Sua contratação deve ser feita pelo síndico, juntamente com coberturas adicionais decididas em assembleia com todos os moradores.

Junto com todas essas coberturas, o seguro predial oferece assistência a alguns itens básicos dos apartamentos. Como exemplo, podemos citar os imprevistos relacionados a infiltrações, vazamentos e rachaduras das paredes estruturais.

Portanto, levando em conta todas as coberturas oferecidas pelo seguro do seu condomínio, não será preciso contratá-las novamente, não é? Então, o valor de apólice a ser contratado será relativamente menor.

Após conhecer tudo sobre seguro residencial e suas curiosidades, ficou muito mais fácil contratar uma proteção ao seu lar. Por isso, cadastre-se já no site da Melhortaxa e receba toda a assistência necessária durante a contratação das apólices que melhor atenderem o perfil da sua casa!

Veja Também