No Brasil, há muitas dúvidas sobre o que é SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), qual é a sua função, bem como a diferença entre ele e a Serasa. Trata-se de um banco privado de dados públicos com informações sobre a contratação de crédito e as pessoas que a solicitaram. 

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) é a entidade responsável por fornecer as informações contidas no SPC. Elas são buscadas no Serviço de Proteção ao Crédito por instituições financeiras e comércio em geral na hora de consultar o histórico de compras do consumidor. 

Confira mais informações sobre o SPC no artigo que a Melhortaxa preparou para você. Saiba quais são os principais interessados nos dados, o que é SPC e Serasa e como ocorre a consulta do seu histórico financeiro no órgão.

O que é?

O que é SPC? Ele faz parte da CNDL que, por sua vez, engloba as CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) de todo o país. As CDLs são entidades associativas que defendem os interesses dos lojistas e reúnem informações — tanto dos comerciantes associados quanto dos consumidores.

Ao fazer a consulta no SPC, o estabelecimento busca mais detalhes nesse enorme banco de dados de consumidores. Ele é abastecido com o histórico de compras do cliente, que pode ser consultado por outros lojistas e bancos na hora de oferecer crediário, pagamento em carnê e cartão de crédito, por exemplo.

Uma vez que o cliente deixe de pagar alguma parcela de compra, o lojista precisa notificá-lo da dívida em aberto, para que ele possa realizar o pagamento. Caso isso não aconteça, o comerciante pode inserir o cliente no SPC e, assim, ele não poderá mais realizar compras a prazo. Por isso, nunca deixe de pagar uma conta!

Diferença entre SPC e Serasa

Mas, afinal, o SPC é o mesmo que Serasa ou há alguma diferença entre eles? Basicamente, ambos são grandes bancos de dados que possuem a função de informar a todos os credores se o solicitante de um crédito possui nome limpo ou não. Mas há um detalhe quando se pergunta sobre o que é SPC.

A principal distinção entre eles é que o primeiro oferece dados sobre dívidas da pessoa no setor de comércio. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados enviados por bancos, lojas e financeiras e mostra se a pessoa possui saldo devedor em bancos.

Por esse motivo, as instituições financeiras, e também lojas que fornecem linhas de crédito para o pagamento das compras, consultam os órgãos oficiais antes de liberar parcelamentos, financiamentos e empréstimos. Tudo isso está envolvido quando se trata de entender o que é o SPC e para que ele é utilizado.

Como consultar o seu nome no SPC

Caso você tenha interesse em saber como está a situação do seu nome no SPC, é possível fazer a consulta no órgão de duas maneiras: via internet ou presencialmente. Pela internet, basta acessar o site do SPC Brasil e, pagando o valor estipulado, é possível verificar se o seu CPF ou CNPJ está limpo.

Além disso, quando se trata de compreender o que é SPC, você pode consultar o seu CPF presencialmente em um posto de atendimento da entidade, presente em todos os estados do país. Nesse caso, além do CPF, é preciso ter em mãos algum documento original com foto, como RG e CNH. 

O que é o cadastro positivo no SPC?

Quando se fala sobre o que é SPC, se pensa no cadastro positivo. Ele compila as informações de pagamentos que as pessoas fizeram ou estão fazendo. Os dados ficam guardados de forma segura, e o histórico considera não só o momento financeiro atual, mas toda a vida financeira recente do consumidor.

Assim, manter o score no SPC positivo significa que o seu histórico de compras é bom, e você terá acesso a compras feitas a prazo. Por ser uma empresa gestora de banco de dados autorizada pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo, o SPC garante a segurança das informações.