O registrato é um registro completo de todas as transações bancárias feitas por alguém: desde a primeira conta bancária e o detalhamento das faturas ainda em aberto do cartão de crédito até limites de créditos pessoais pré-aprovados.

Para entender melhor o que é registrato, como acessá-lo e, ainda, como ele pode ajudar a organizar a sua vida financeira, confira o conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou especialmente para você esclarecer suas principais dúvidas.  

O que é registrato

O registrato é um sistema do Banco Central do Brasil, criado em 2017, junto com o SCR (Sistema de Informação de Crédito). Ele é basicamente um histórico financeiro completo de uma pessoa física ou jurídica que exibe registros desde a primeira conta bancária aberta.

Seu principal objetivo é contribuir na organização financeira de seus clientes, uma vez que o registrato é um extrato completo de transações financeiras: desde as realizadas até as que ainda estão abertas, como faturas do cartão de crédito e financiamentos. 

Antes de sua criação, só era possível consultar o registrato pessoalmente, em uma das centrais de atendimento ao público do Banco Central do Brasil. Atualmente, é possível consultá-lo pela internet ou pelo aplicativo oficial do BC.

O que é exibido

O registrato do Banco Central oferece a opção de geração de três tipos de relatórios: operações cambiais, histórico de associação a instituições financeiras e a solicitação de crédito.  

Nas operações cambiais são exibidas informações de transferências internacionais, como operações de câmbio e demais transações que envolvam o nome do usuário cadastrado. 

Já no histórico de associação, o usuário tem acesso a detalhes como datas de abertura e fechamento de contas bancárias — o que pode ser muito útil para quem não se lembra de ter fechado alguma conta-corrente, podendo ser alvo de cobranças inesperadas. 

Na operação de crédito, os financiamentos, empréstimos e demais linhas de crédito são exibidos junto com as taxas de juros aplicadas pelo mercado atualmente. Esse registro serve para que o cliente possa comprovar cobranças indevidas (ou abusivas) de taxas, por exemplo.

Como consultar o registrato

Por se tratar de informações sigilosas, o acesso ao registrato é liberado após um cadastro no site — ou aplicativo — do Banco Central do Brasil. São solicitados números de documentos, como o CPF, e o envio de alguns códigos até a conclusão do cadastro.

O usuário precisa definir uma instituição financeira na qual possui conta aberta ou qualquer tipo de investimento e aplicações. Com isso, é possível acessar seu registrato por meio do mobile ou internet banking da instituição que você definiu no cadastro da plataforma do Banco Central.

Planejamento financeiro

Se tem o objetivo de reorganizar suas dívidas ou dar início a um financiamento imobiliário, por exemplo, o registrato de pessoa física pode ser muito útil para essa tarefa. Com a exibição de todas as suas dívidas, é possível se organizar melhor financeiramente e fazer novos planos de investimentos ou compras.

E caso você já tenha uma linha de crédito aberta, seja um empréstimo ou até mesmo um financiamento, é ideal consultar o registrato para ter certeza de que não há nenhuma cobrança indevida ou abusiva de taxas e juros. 

Conte com a assessoria da Melhortaxa 

Agora que você sabe o que é registrato, que tal utilizá-lo para organizar suas finanças e fazer a solicitação de um financiamento imobiliário? Para isso, conte com os profissionais da Melhortaxa! Eles fornecerão as melhores condições de crédito do mercado, com as taxas de juros mais baixas, de acordo com o seu perfil.   

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here