Mesmo depois de tomar a decisão de financiar um imóvel, existem outros pontos que devem ser levados em consideração, como os tipos de financiamentos. Isso inclui a carteira hipotecária.

Indicada para pessoas jurídicas e físicas, a carteira hipotecária é uma concessão de crédito cedida por instituições financeiras com o objetivo de facilitar a compra de qualquer tipo de imóvel — apartamento ou casa.

Porém, além desse tipo de financiamento imobiliário, existem duas outras modalidades que devem ser mencionadas: SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Para saber quando usar cada tipo, acompanhe o texto abaixo.

Entenda a carteira hipotecária

Ideal para quem quer comprar imóveis com valores acima de R$ 500 mil, a carteira hipotecária permite que o contratante do financiamento seja dono da propriedade, embora ela fique registrada temporariamente no nome da instituição credora.

Isso quer dizer que ao optar por esse tipo de financiamento imobiliário, até o final do contrato seu imóvel ficará no nome da organização financeira. Essa é uma maneira de diminuir os riscos de inadimplência por parte dos consumidores.

SFH e SFI

Além da carteira hipotecária existem outras duas opções: o SFH e o SFI, como mencionamos acima. Enquanto o primeiro é mais limitado, permitindo somente que pessoas físicas o contratem e que comprometam somente 30% da renda familiar, o segundo é mais livre.

Isso quer dizer que o Sistema Financeiro Imobiliário permite que tanto pessoas físicas quanto jurídicas tenham acesso a esse tipo de financiamento, além de não limitar quanto da renda pode ser comprometida na hora de financiar um imóvel.

carteira hipotecária

Nesse requisito, o SFI é muito semelhante à carteira hipotecária, já que o contrato possui condições mais livres. Ou seja, as instituições financeiras não possuem normas internas rígidas na hora de aprovar a concessão da linha de crédito.

Valores e prazos

Não existe um valor valor máximo ou mínimo ao optar pela carteira hipotecária no contrato do seu financiamento imobiliário. Em geral, as instituições financeiras costumam liberar de 30% a 60% do valor da propriedade.

Por isso, antes de escolher por uma dessas opções, avalie qual delas é mais assertiva para a sua necessidade. Dependendo do valor do imóvel que deseja e como quer financiar, o SFI ou o SFH podem ser melhores alternativas.

Taxas de juros

As taxas de juros da carteira hipotecária costumam ficar na média entre 14% e 18%. Se comparadas com o Sistema Financeiro de Habitação e Imobiliário, essa modalidade possui um dos maiores juros do mercado.

Enquanto o SFI não tem um valor predefinido e tem a possibilidade de negociar com as instituições financeiras, o SFH possui taxas de juros que podem chegar em até 12% ao ano.

Não sabe quais documentos apresentar no seu financiamento? Conte com a Melhortaxa!

Agora que você sabe o que é carteira hipotecária e a diferença entre SFI e SFH, vamos conhecer os documentos para o financiamento imobiliário? Acesse o site da Melhortaxa e aproveite a nossa assessoria.

Lá você encontra todas as informações de que precisa para ter um financiamento imobiliário com as melhores condições do mercado. Cadastre-se no nosso site e tenha a experiência de uma assistência especializada.

Por meio de um serviço totalmente gratuito, nós da Melhortaxa estamos desde 2013, empenhados em ampliar o acesso ao crédito imobiliário. Faça parte da nossa história!