Saiba o que é avalista e suas responsabilidades

O avalista é a garantia das instituições financeiras de que a dívida será quitada


Saber o que é avalista é de grande importância para quem deseja solicitar um empréstimo ou financiamento e ter uma garantia maior de que o montante — ou o parcelamento — será liberado rapidamente.

Para te manter informado, a Melhortaxa preparou um conteúdo completo sobre o tema. A seguir, confira informações importantes sobre o avalista: o que é, qual sua importância, por que e como costuma ser solicitado, e quais as diferenças entre ele e um fiador.

O que é um avalista?

O avalista é uma pessoa — física ou jurídica — que oferece a responsabilidade de quitar um empréstimo ou financiamento de outro indivíduo. Ou seja, de maneira voluntária, ele aceita ser o co-devedor da transação financeira em questão. 

Nesse caso, ao solicitar um empréstimo pessoal, por exemplo, caso haja algum problema no pagamento de uma parcela, o avalista será o responsável pela regularização da situação. Ele pode tanto ter que pagar os atrasos quanto a dívida inteira. 

Por essa razão, as instituições financeiras costumam ceder o crédito mais rapidamente quando um avalista é apresentado. Isso porque ele será a garantia de que os atrasos serão pagos, ou então, de que o valor integral da dívida será quitado, no caso de haver algum imprevisto.

Vale ressaltar que se o avalista tiver que pagar a dívida, o valor cobrado a ele será o bruto, ou seja, ele não terá que pagar juros, correções e demais taxas cobradas por conta de atrasos, por exemplo.

Diferença entre avalista e fiador

Agora que você sabe o que significa ser avalista, provavelmente surgiu a dúvida mais comum a respeito do tema: qual a diferença entre ele e um fiador? 

É comum que instituições financeiras solicitem um avalista de financiamento ou demais linhas de crédito pessoal, como empréstimos. Essa é uma garantia, para o banco, de que a dívida será paga. Por outro lado, o avalista será responsável pelo pagamento do valor bruto da transferência, no caso de imprevistos.

Já o fiador é solicitado especialmente em casos de financiamento imobiliário. Ele será responsável não apenas pelo valor bruto, mas também pelos juros aplicados e demais taxas, como quebra de contrato, por exemplo. 

Essa diferença entre avalista e fiador acontece pela forma como são acionados. O primeiro costuma ser cobrado assim que há o atraso do pagamento de uma parcela do valor emprestado, já o segundo geralmente é cobrado após várias tentativas de contato — sem sucesso — com o dono do imóvel. 

O que deve ser avaliado antes de aceitar ser avalista

Saber o que é um avalista e suas responsabilidades já faz com que a pessoa tenha uma ideia mais clara dos riscos que corre ao aceitar assumir a dívida de terceiros. Portanto, é necessário avaliar todo o cenário antes de se tornar avalista de alguém.

No caso de inadimplência

Caso a pessoa que solicitou o empréstimo ou financiamento não tenha pago uma parcela, passa a ser de responsabilidade do avalista a regularização da situação. Portanto, caso este também atrase o pagamento, ele corre o risco de ter seu nome incluso no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Acompanhe a situação de perto

No papel de avalista, é possível solicitar ao banco um detalhamento da situação da dívida. Acompanhar o status da transação é uma garantia de que não haverá surpresas desagradáveis em um futuro próximo.

Conheça bem o solicitante da transação

Um erro muito comum ao aceitar ser avalista de alguém é ter o medo de decepcionar um amigo ou parente, negando tal pedido. Tenha consciência de que aceitar se responsabilizar pela dívida de outra pessoa é algo muito importante e, para isso, é preciso ter a certeza de que o solicitante será capaz de arcar com sua dívida. 

Empréstimo e financiamento é com a Melhortaxa

Agora que você sabe o que é avalista, conte com a ajuda da Melhortaxa para encontrar os melhores valores do mercado para as transações de crédito pessoal, como empréstimos e financiamentos. Com base em seu perfil, buscamos pelas melhores taxas e juros existentes no mercado para a realização de seu sonho. 

Veja Também

Mais lidos