O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal tradicionalmente utilizada no Brasil, e é uma das melhores opções para quem precisa de dinheiro com taxas de juros menores. Ideal para quem busca planos flexíveis e mais baratos.

Existem inúmeras opções para que você escolha o empréstimo de acordo com suas necessidades, perfil e capacidade de pagamento. Para ficar mais informado sobre como fazer empréstimo consignado, a Melhortaxa preparou este conteúdo para você!

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito pessoal em que o valor das parcelas é descontado de forma automática, direto do contracheque ou benefício do INSS. Pode ser disponibilizado para o usuário como cartão de crédito ou empréstimo.

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais vantajosas do mercado e pode ser solicitada por quem trabalha de carteira assinada, aposentado, funcionário público ou pensionista do INSS. Podem ser solicitados presencialmente em uma agência financeira ou na modalidade crédito consignado online.

O consignado também é uma alternativa viável para pessoas que, por falta de planejamento financeiro, apertos ou imprevistos, acabaram tendo seu nome negativado em birôs de crédito como SPC ou Serasa.

Quais os documentos necessários?

Geralmente, os documentos exigidos antes da contratação do empréstimo consignado são: 

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência,
  • Comprovante atualizado ou extrato do INSS. Se você for aposentado, é necessário, também, um documento da conta onde o empréstimo será depositado.

As taxas de juros do empréstimo consignado são bem menores que as demais praticadas em outras modalidades de crédito porque as instituições financeiras têm — devido à parcela ser descontada em folha de pagamento — bastante segurança de que não ocorrerão inadimplências.

É importante lembrar que a parcela do empréstimo consignado não pode ultrapassar 30% de quanto você recebe de salário ou benefício do INSS. Como as taxas de juros variam bastante, é fundamental simular e comparar as diferenças entre as instituições financeiras.

Simulador de empréstimo consignado

Para simular o empréstimo consignado, basta preencher um formulário das instituições financeiras que disponibilizam esse serviço que, via de regra, é gratuito. Os simuladores de crédito estão em sites ou aplicativos e dão as informações que os clientes precisam antes de contratar a melhor oferta.

São sites ou aplicativos que servem para simular todo o processo de empréstimo, como os juros ou parcelas. Esses programas geralmente são oferecidos pelas próprias instituições financeiras, dando alguma base para que os clientes usem o crédito pessoal com responsabilidade.

Cada simulador possui diferentes funcionalidades, mas todos tendem a cumprir o básico. Os simuladores de crédito calculam a amortização da dívida e os juros do empréstimo. Nos simuladores online são feitas avaliações de variáveis como valor do empréstimo, número de parcelas, tipo de parcelas, juros que incidirão.

Encontre na Melhortaxa simuladores de melhores ofertas

Agora que você sabe o que é crédito consignado, conte com a ajuda da Melhortaxa para encontrar os melhores valores do mercado para as transações de crédito e financiamentos. Com base em seu perfil, buscamos pelas melhores taxas e juros existentes no mercado para a realização de seu sonho. 

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here