Saiba como usar papel de parede no quarto

Eles deixam o ambiente mais bonito, aconchegante e oferecem uma grande variedade de cores, padrões e temas. Os papéis de parede são uma boa alternativa para quem quer incrementar a decoração de um cômodo ou simplesmente se cansou da pintura básica da parede. No quarto, um ambiente íntimo, os efeitos do papel de parede são potencializados. Quartos de casal pedem referências e cores que agradem às duas partes, enquanto em quartos de crianças e adolescentes as cores e as referências podem ser mais vibrantes e variadas.

Os papéis de parede existem em diferentes materiais, que devem ser limpos de maneiras diferentes e que se adaptam mais ou menos a cada ambiente da casa. Saiba mais a respeito de cada um deles.

Tipos de papel de parede – Quanto ao material de que é feito, o papel de parede pode ser vinílico, vinilizado, acetinado e de TNT. O vinílico não é indicado para quartos, e sim para áreas de grande circulação, inclusive em estabelecimentos comerciais.

O papel de parede vinilizado tem esse nome porque recebe uma camada de vinil, que o impermeabiliza e o torna menos sensível à água e teoricamente lavável. Teoricamente porque na prática, mesmo com essa camada especial, é indicado que ele seja limpo apenas com um pano úmido. Esse tipo de papel é bastante popular no mercado e pode ser encontrado em diversas cores, estampas e padrões de desenho.

O papel de parede acetinado é um dos mais indicados para decorar quartos. Isso porque ele acumula menos poeira do que outros tipos, uma qualidade importante para crianças ou pessoas alérgicas. Ele é mais sensível à umidade, e sua limpeza deve ser feita com espanador ou aspirador de pó. Um pano úmido também pode ser usado

Já o papel de TNT (sigla de Tecido Não-Tecido) é feito de um material mais moderno, e é mais fácil tanto de instalar quanto de retirar. Eles imitam tecido, e são feitos de fibras têxteis e de celulose. Neles, a cola é colocada na parede, e eles resistem melhor a paredes com umidade.

Instalação – O preparo da parede que receberá a instalação é basicamente a mesma para todos os tipos. A superfície precisa estar limpa e lisa, sem rachaduras ou furos de prego. A aplicação de uma demão de tinta látex também pode garantir um resultado melhor. Dependendo do tamanho da área a ser coberta e do tipo de papel, é prudente deixar o trabalho de instalação por conta de especialistas. Muitas lojas oferecem esse tipo de serviço.

Papéis de parede são vendidos por rolo. Segundo o padrão, cada rolo tem 10 metros de comprimento por 50 centímetros, ou 8 metros por 68 centímetros. Para calcular a quantidade a ser comprada é preciso medir toda a área a ser coberta e a extensão do papel, e no caso dos papéis com desenho adicionar uma margem para o rapport, o encaixe entre as emendas dos desenhos.

O cálculo de quantos rolos serão necessários para cobrir uma parede não depende apenas da área a ser coberta e da extensão do papel. Se o papel tiver desenhos os listras é preciso levar em conta também o "rapport", ou seja, o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda. Papéis de parede duram em média 10 anos, mas isso pode variar levando em conta tipo de material, características como grau de insolação ou umidade do quarto e a manutenção feita. 

Veja Também