Conseguir quitar dívidas é a preocupação de boa parte das famílias brasileiras. Quem esteve ou está nessa situação sabe quão desconfortável é ver-se diante do acúmulo de débitos e não saber por onde começar a solucionar o problema.

Sair do vermelho não é tarefa simples, mas com informação, planejamento e estratégia, é possível, sim, sair do sufoco. A Melhortaxa preparou este conteúdo especialmente para você, com dicas e caminhos para sair dessa situação e recuperar sua tranquilidade. Confira:

Entenda e organize suas dívidas

O processo de organizar as despesas se inicia quando você analisa e entende tudo que está por trás delas. É muito importante saber o tamanho da dívida, ou dívidas, para que o problema não se transforme em uma bola de neve.

Descobrir o quanto você deve é o primeiro passo para a organização de seu orçamento. Fazer uma lista é uma forma prática de mapear as dívidas pendentes e ter uma visão geral do que está causando o endividamento.

Basicamente, a lista deve responder às seguintes perguntas:

  • Quais e quantas dívidas estão em aberto?
  • Quando são os vencimentos?
  • Essas dívidas estão distribuídas de que formas? Cartão, boletos, carnês, empréstimos, financiamentos, cheque especial, crédito pessoal ou outros?
  • A quanto tempo você está sem pagá-las?
  • Quais as taxas de juros que você está pagando e qual a dívida mais urgente?

Com a lista pronta e organizada, o próximo passo é criar um planejamento financeiro para que sejam construídas metas, estratégias e prazos para encontrar a melhor forma de quitar as dívidas e nunca mais perder o controle de suas finanças.

Algumas atitudes devem estar relacionadas ao planejamento financeiro, como:

  • Saber exatamente quais são seus gastos fixos (água, luz, aluguel, condomínio, transporte e alimentação);
  • Dividir os gastos extras (academia, cineminha, serviços de entrega ou streaming) em categorias: essencial, necessário e supérfluo;
  • Buscar ideias para complementar seu orçamento temporariamente: vender doces, vender itens de sua casa que não estejam em uso, dar aulas particulares, revender produtos.

Colocar atitudes e pensamentos em prática é quase sempre um desafio, mas com organização e disciplina, o planejamento financeiro vai fazer parte da sua rotina. Agora que você já sabe como se organizar, a próxima etapa é sair do vermelho e se livrar das dívidas de uma vez por todas!

Como quitar dívidas altas com pouco dinheiro?

Com o planejamento financeiro bem alinhado, é possível quitar até as dívidas mais altas. Dívidas de compra de automóveis, financiamento da casa própria ou cartão de crédito devem ter prioridade, pois, geralmente, são as que têm os maiores juros.

Tome a iniciativa e mostre ao credor que você está disposto a pagar o que deve. Assim, fica mais fácil encontrar a solução que se encaixe em seu orçamento. A disposição de arcar com o compromisso é vista com bons olhos pelos credores, que podem fazer propostas de pagamento até melhores que as originais.

Como quitar dívidas com bancos?

Como quitar dívidas com bancos tendem a ter altas taxas de juros, adimplir os atrasados com essas instituições deve ser prioridade. Atenção especial deve ser dada a dívidas de cartão de crédito e cheque especial.

Os bancos estão sempre abertos a negociações, afinal, são os maiores interessados em receber os valores pendentes. Aproveite mutirões de negociação ou ofertas de flexibilização dos montantes e, caso não ajam, solicite uma proposta de pagamento que caiba em seu planejamento, negociando até chegarem em um valor viável.

Saindo do sufoco

Tenha em mente uma meta ou prazo para quitar suas dívidas. Diante de sua lista, calcule as prioridades e o quanto é possível economizar por mês, cortando gastos desnecessários e, principalmente, buscando não contrair novas dívidas no período de reorganização financeira.

Se você está pensando “não tenho como pagar minhas dívidas”, talvez o melhor caminho seja fazer um empréstimo para quitar tudo de uma vez só. Algumas modalidades de crédito praticam juros muito mais baixos do que os das dívidas pendentes, portanto, vale a pena avaliar e comparar as ofertas de crédito do mercado.

A Melhortaxa te auxilia na escolha do seu empréstimo

Agora que você conhece melhor algumas maneiras de como quitar suas dívidas, basta colocar em prática tudo o que aprendeu sobre planejamento financeiro. E, caso seja necessário, conte com empresas especializadas em linhas de crédito.

Somos uma startup que empodera com informações ao consumidor e ajuda a encontrar as melhores ofertas de crédito do mercado. Preencha o formulário com as suas informações no site da Melhortaxa e comece já a sua experiência conosco.

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here