Saber como negociar dívidas permite que a saúde de suas finanças se mantenha boa e que você não passe a integrar as estatísticas do aumento de inadimplentes no país que, infelizmente, cresce cada vez mais.

Especialmente, quando se trata de parcelamentos mais longos, como os financiamentos, é natural que haja o interesse de ter como negociar dívida, ativa ou não. No caso de imprevistos, como desemprego ou atraso em parcelas, a ação se faz ainda mais necessária. 

Pensando nisso, a Melhortaxa preparou um conteúdo exclusivo para você, que quer saber como negociar as dívidas e regularizar suas finanças. Confira, a seguir, um passo a passo para quitar todos os seus débitos dentro das melhores condições.  

Conheça a realidade de suas dívidas

Antes de contatar instituições financeiras e estudar as maneiras de como negociar dívida, com banco ou demais companhias, é importante saber qual o valor real de suas dívidas. Dessa maneira, será possível analisar as propostas a serem feitas e, também, as que podem ser recebidas pelos agentes financeiros.

É importante, ainda, ter o valor atualizado de suas dívidas, ou seja, incluindo as taxas de juros e correções. Com isso, será possível calcular novos valores para a quitação dos débitos, ou, então, adiantamento de parcelas e, consequentemente, melhores valores. 

Estude as melhores condições de negociação

Para saber como negociar uma dívida que seja vantajosa para ambos os lados, é necessário conhecer todas as condições possíveis para o seu caso. Por exemplo: se você pretende antecipar o pagamento de suas parcelas, é preciso saber qual a porcentagem média de desconto que pode ser aplicada a sua situação.

O mesmo vale para quem deseja quitar débitos. Estude as condições disponíveis para o seu caso, tendo como base a forma de pagamento do valor, o período de atraso das parcelas e afins, para que você não corra o risco de acabar contraindo uma dívida ainda maior. 

Analise a proposta antes de aceitá-la

Mesmo que a instituição financeira te ofereça uma proposta, é necessário estudá-la muito bem antes de aceitá-la. Veja se a oferta inicial se adequa a sua atual realidade financeira ou se sua pendência não ficará mais cara, mesmo com as parcelas menores, a longo prazo. 

Algumas ações, como negociar dívida de cartão de crédito ou demais parcelas em que os juros costumam ser mais altos, merecem atenção especial. Nestes casos, é possível estudar a possibilidade de aumentar o número de parcelas para quitar os débitos, por exemplo.

Considere a portabilidade de crédito

Caso não tenha havido como negociar dívidas com o agente financeiro, é possível fazer a portabilidade de crédito. Em outras palavras, é permitido mudar suas dívidas para outra instituição financeira. Neste caso, é capaz que haja algumas condições favoráveis a você para que a transição seja feita.

No caso de pessoas que não possuem parcelas em atraso, é possível conseguir alguns descontos durante a portabilidade de crédito. Para isso, a instituição financeira fará uma análise de seu histórico financeiro e, também, da sua atual situação: se há parcelas adiantadas ou não, por exemplo.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Saber como negociar dívidas não basta para fazer um bom negócio. É necessário ter os melhores valores de taxa de juros para as suas condições. Para isso, conte com a ajuda da Melhortaxa! Nossa equipe de especialistas busca pelas melhores condições, de acordo com o seu perfil. Entre em contato agora mesmo!   
   

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here