O financiamento para franquias por meio do refinanciamento é uma das modalidades mais recorridas para se obter o capital suficiente para dar início a um novo negócio de maneira mais rápida e fácil.  

No entanto, a resposta sobre como conseguir empréstimo para abrir franquia está além das questões administrativas. Confira, a seguir, informações sobre o assunto e saiba como se portar ao dar início à abertura de um estabelecimento de sucesso!

Conheça detalhes sobre o segmento da franquia

No mundo dos negócios, não basta abrir franquias de sucesso e garantir que seu retorno financeiro seja no tempo objetivado. Antes de fazer qualquer tipo de cadastro ou marcar reuniões com representantes de uma marca, uma dica é conhecer o máximo possível de informações sobre o segmento do mercado.

Mesmo as melhores franquias precisam que o franqueado em questão seja capaz de atuar no mercado desejado. Considerando a quantidade de concorrentes, o investidor com os melhores diferenciais largará em vantagem em relação aos demais.

Faça uma reunião com a marca

Ao solicitar um financiamento de franquias, é necessário realizar um cadastro para a marca avaliar o perfil do candidato. Feito isso, uma reunião pode ser agendada com o intuito de ambas as partes terem um maior contato.

Nesse encontro, o interessado receberá, então, o COF (Certificado de Oferta de Franquia), com todas as informações relevantes e detalhes sobre a franqueadora em questão. Taxas, royalties e outros valores importantes referentes à aquisição do franchising também devem estar presentes nessa minuta. 

Esclareça todas as dúvidas com o franqueador

Quando o COF é entregue ao interessado em abrir o negócio, este tem, no mínimo, dez dias — definidos por lei — para analisar toda a minuta. Caso exceda esse prazo, dependendo da empresa, pode ser preciso pagar algum tipo de taxa ao franqueador. 

Nessa etapa, todas as dúvidas devem ser esclarecidas: desde o financiamento para franquias até assuntos voltados para a marca do negócio. As questões operacionais e financeiras devem ser prioridades, pois é crucial que franqueado tenha conhecimento pleno sobre ambas as áreas do negócio.

Visite como cliente outras franquias da mesma rede 

Durante o tempo em que você é livre de pagar qualquer taxa ao franqueador, uma boa ideia é visitar outras unidades e ficar por dentro do seu dia a dia. Inicialmente, vá como cliente e procure entender como o público experiencia essa visita. Isso pode ajudar a melhorar pontos específicos da loja.

Conversar com os gerentes e proprietários das unidades também contribuirá na tomada de decisão por parte do interessado. Nesse momento, podem aparecer diversos fatores, tanto bons quanto ruins, sequer mencionados pelo representante da marca. Quanto mais informação, melhor.

Se atente às cláusulas do contrato

Uma das partes mais importantes de toda operação envolvendo recursos financeiros é, sem dúvida, a assinatura do contrato. Mais do que um negócio, nesse momento, é firmado um compromisso entre duas partes com várias cláusulas, condições e regras a serem cumpridas à risca pelos envolvidos.

Assinada toda a documentação, o próximo passo é preparar a unidade da franquia. Nesse caso, é preciso muita atenção desde a escolha do ponto e o valor a ser pago de aluguel até as reformas a serem feitas com o intuito do local se adequar ao padrão da marca. Diante disso, recursos financeiros, provavelmente, serão necessários em boas quantidades.

Considere um empréstimo ao financiar a franquia

Além de saber como abrir uma franquia ou microfranquias, o investidor precisará de uma quantia considerável para injetar no negócio. Recursos de reforma, locação do ponto e todo o operacional envolvido na abertura do estabelecimento serão necessários.

Caso a pessoa tenha um bem imobiliário, uma boa ideia de financiamento para abrir franquias é refinanciá-lo. Com taxas baixíssimas, essa opção tende a ser mais vantajosa em relação a outras modalidades de crédito.

Além disso, é possível obter todo o capital para abrir uma franquia, pois, muitas vezes, o valor de crédito obtido pode chegar a 60% do preço total do seu imóvel. Graças a um prazo de pagamento de até 240 meses (20 anos), o refinanciamento é uma forma fácil de fazer o financiamento para franquias.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Se você está em busca das melhores taxas de juros para refinanciamentos e demais tipos de financiamento para franquias, conte com a ajuda dos profissionais da Melhortaxa! Tendo seu perfil como base, eles encontrarão as melhores condições de crédito do mercado.