Saiba como comprar um apartamento em 6 passos

Você que não sabe como comprar um apartamento por meio do financiamento, confira algumas dicas sobre como fazer um excelente negócio!

Comprar um novo imóvel é uma tarefa mais fácil do que você imagina! Por se tratar de um bem com alto valor de aquisição, uma dica é se planejar financeiramente e verificar qual é o momento perfeito para fechar negócio na propriedade mais adequada ao seu perfil!

Além disso, entender como funciona o processo de financiamento e contar com uma equipe especializada no assunto para te orientar é fundamental na hora de fechar um bom negócio. Conheça o passo a passo de como comprar um apartamento de acordo com suas necessidades!

1- Faça um planejamento financeiro

Fazer um planejamento financeiro é a primeira etapa a ser feita por quem pretende adquirir um imóvel. Por meio dessa tarefa, é possível organizar suas finanças, realizar investimentos em fundos de renda fixa e cortar gastos desnecessários do dia a dia.

Uma dica, nesse caso, é fazer uma planilha de gastos e inserir todas as entradas e saídas de capital ao longo do mês. Assim, será mais fácil controlar suas economias e saber até qual valor será possível gastar sem fechar no prejuízo.

2- Entenda a situação do mercado imobiliário

Ao longo dos primeiros meses deste ano, o mercado imobiliário apresentou uma leve reação após ter enfrentado uma profunda crise desde a metade de 2015. Por esse motivo, antes de comprar apartamento, é preciso analisar alguns pontos essenciais e verificar as taxas de financiamento atuais.

Atualmente, com a estagnação da taxa Selic em 6,5% desde março deste ano, optar pela compra de um imóvel pode ser mais vantajoso ao seu bolso. Além disso, nas últimas semanas, o CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu aumentar o limite de financiamento para R$ 1,5 milhão caso o FGTS (Fundo de Garantia) seja usado no processo.

3- Saiba escolher o imóvel de acordo com seu perfil

Entender suas necessidades antes de comprar apartamento na planta é essencial para garantir mais bem-estar e comodidade. Hoje em dia, existem diversos modelos disponíveis no mercado com características que variam de acordo com o tamanho e a quantidade de cômodos de cada propriedade.

Apartamentos studio e padrão são os dois mais comuns nas grandes cidades e possuem valores mais acessíveis. O primeiro, consiste em unidades de, aproximadamente, 40 m², com todos os cômodos integrados; o segundo, possui metragens distintas, é delimitado por paredes e pode ter mais de um dormitório.

Ainda, existem apartamentos no térreo, duplex e coberturas, que possuem maior área interna. No entanto, muitas vezes, essas propriedades, possuem um maior valor de aquisição e se localizam em empreendimentos de alto padrão.

4- Verifique as formas de financiamento possíveis

O financiamento é, atualmente, a maneira mais fácil de adquirir um imóvel na planta ou pronto. No entanto, antes de contratar esse serviço, conte com a ajuda da Melhortaxa para saber qual instituição financeira possui as melhores condições do mercado e ainda ter total assistência de nossos especialistas.

Mesmo sendo possível financiar boa parte do valor de um apartamento, geralmente é preciso ter uma quantia em mãos para dar entrada no processo. Ainda, dependendo da sua renda mensal, será possível apenas adquirir propriedades de até determinados valores.

5- Conheça os documentos necessários para comprar um imóvel

Após se planejar financeiramente e escolher um imóvel de acordo com suas necessidades, chegou o momento de solicitar o financiamento. Para isso, conheça algumas documentações solicitadas pelas instituições financeiras responsáveis por concederem o crédito:

  • cópia do RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • certidões de nascimento ou casamento;
  • holerite de pagamento dos três últimos meses;
  • comprovante de residência, mesmo morando de aluguel,
  • declaração do Imposto de Renda (IR) referente ao último ano.

Vale ressaltar que, caso o solicitante do financiamento para comprar apartamento seja casado, o cônjuge também deverá apresentar toda essa documentação.

6- Atente-se para gastos envolvendo registro em cartório e impostos

A última dica antes de comprar um imóvel é ficar atento com os gastos que você terá após fechar negócio. Geralmente, será preciso desembolsar uma grande quantia para colocar a documentação em dia e deixar o bem legalizado e registrado em um cartório. Confira!

  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): corresponde a 2% do valor venal da propriedade e deve ser pago antes de se mudar;
  • Registro: documento capaz de comprovar que determinado imóvel te pertence;
  • Reformas pequenas: muitas vezes, os apartamentos são entregues apenas com os itens básicos de acabamento instalados. Por esse motivo, gastos com alguns reparos costumam ser bastante comuns,
  • Mudança: despesas envolvendo carretos costumam ser muito frequentes.

Após conhecer algumas dicas sobre como comprar um apartamento por meio do financiamento, não deixe de se cadastrar no site da Melhortaxa! Assim, nossa equipe irá verificar qual instituição possui os melhores juros de acordo com seu perfil e lhe dará toda a assistência necessária para fechar um bom negócio!

Veja Também