Renas, gorros vermelhos, anjinhos e pinheirinhos já se espalharam pelas lojas e shoppings, indício de que o Natal está chegando e é hora de tirar os pisca-piscas e guirlandas do armário. Parece chato repetir toda a decoração do ano passado? Saiba que é possível renovar esse arsenal e dar ares novos à casa e à festa de Natal sem gastar muito ou precisar trocar tudo.

Brinque com cores e elementos da decoração – O dourado e o vermelho são as cores mais tradicionais dentro da decoração natalina, mas você não precisa se ater a elas. Uma boa saída para mudar a decoração é trocar o padrão de cores, por exemplo, dos enfeites da árvore de Natal. Se você usa dourado e vermelho, troque-os por artigos prateados e azuis, por exemplo, ou prateados e verdes. As bolinhas podem ser redecoradas de acordo com isso, revestidas por um tecido de uma cor nova ou com purpurina.

Detalhes da decoração como pisca-piscas e guirlandas também podem ser facilmente renovados. O uso do pisca-pisca em uma área externa diferente e acrescentar ou retirar elementos de uma guirlanda são medidas simples, mas têm impacto no conjunto da decoração. O mesmo vale para presépios, velas, miniaturas de Papai Noel, pinhas e meias. Adesivos de parede com cores e desenhos que remetem à data também inovam o ambiente, além de serem baratos e fáceis de instalar e retirar.

A mesa da ceia também pode ser um trunfo da decoração diferente. Um conjunto de louças, talheres e taças especiais deixam a ceia mais sofisticada, e você pode enriquecer esse conjunto com guardanapos especiais, velas e pequenos arranjos de flores e frutas.

Procure detalhes originais – A indústria se renova a cada ano, e muitos produtos disponíveis este ano não existiam no ano passado. Vale a pena conferir no comércio as novidades, pesquisando preços e encontrando enfeites ou objetos utilitários que somem à sua decoração.

Também vale a pena procurar formas alternativas de usar os tradicionais motivos natalinos, como o pinheirinho. Além de simplesmente enfeitar um, que tal usar um pisca-pisca para desenhar o contorno de uma árvore de Natal na parede? Também é possível ampliar o conceito da árvore de Natal e enfeitar uma pequena árvore de galhos secos ou uma planta bonita que você já tenha em casa.

Objetos decorativos tradicionais também podem ser modificados para a ocasião. O corrimão de escada, vasos, biombos e até a geladeira podem, com criatividade, ser alvo de intervenções natalinas e receber enfeites que remetem à data.