Mais um serviço para facilitar a compra da sua casa própria. Começa a valer a partir deste mês o registro eletrônico da documentação de imóveis em todo o Brasil. Agora a determinação abrange todo o país. No Estado de São Paulo, esse serviço foi implementado no final de 2013 pela Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (ARISP), que se antecipou ao prazo legal com a criação do portal www.registradores.org.br.  

O portal  Registradores de Imóveis integrou todos os cartórios de Registros de Imóveis do estado em uma única plataforma, para que o público em geral possa obter informações e solicitar serviços como registro eletrônico (encaminhamento de títulos eletrônicos para registro), certidões, buscas e visualização de matrículas de imóveis sem que seja preciso se deslocar até o cartório.

A ideia do sistema é proporcionar mais agilidade no processo de documentação do imóvel. Em até duas horas úteis, a pessoa recebe a certidão de matrícula pelo portal, ou se desejar, pelo correio. Nesse caso, deverá arcar com um custo adicional do serviço postal. O prazo para entrega de registro de escrituras e contratos eletrônicos reduziu para cinco dias.

Apesar de ser um ambiente online, em virtude da segurança jurídica, o encaminhamento de títulos eletrônicos para registro só pode ser realizado no horário de funcionamento dos cartórios no Estado de São Paulo, das 9 às 16 horas. Os demais serviços estão disponíveis 24 horas pela internet.

Fonte: Associação dos Registradores do Estado de São Paulo (ARISP)