Quando o consórcio de imóveis é a melhor opção

Contratar um consórcio de imóveis pode te ajudar a ter mais facilidades durante a aquisição de um novo bem

O consórcio de imóveis é feito por pessoas a fim de adquirir uma nova propriedade e, ao mesmo tempo, não possuem dinheiro suficiente para arcar com um financiamento. Nesse caso, cada cidadão ou grupo compra uma emissão de cotas e, mensalmente, concorre a sorteios cujo prêmio é um determinado valor.

Um dos motivos pelos quais o consórcio imobiliário vale a pena é a ausência das famosas taxas de juros presentes nos financiamentos. Além disso, é possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia) durante o pagamento da total ou parcial da dívida feita por meio da carta de crédito.

Conheça neste post, cinco situações em que o consórcio imobiliário pode ser a melhor opção para você a procura de um novo lar!

?

1- Situações em que o consórcio apresenta mais vantagens

Por não haver a contratação de nenhum serviço de crédito, como financiamentos e empréstimos, nos consórcios não há cobrança de juros. Isso porque, as cartas de crédito são entregues a um determinado grupo de pessoas interessadas em comprar um imóvel, sem nenhum dinheiro emprestado por algum credor.

Contudo, antes de contratar algum serviço, uma dica é verificar qual é o melhor consórcio de acordo com o seu perfil. Nesse caso, a Melhortaxa pode te ajudar oferecendo total assistência gratuita desde o cadastro em nosso site até a contratação de uma carta de crédito.

Além disso, será possível verificar quais gastos estão relacionados com a carta adquirida, o prazo de pagamento do título de capitalização, bem como o montante a ser pago em cada parcela. Feito isso, fica fácil descobrir qual instituição oferece a melhor opção de consórcio de acordo com seu perfil.

2- Situações envolvendo flexibilidade quanto ao pagamento

A não ser por amortizações, fica difícil negociar o pagamento das prestações de um financiamento com o credor quando algum imprevisto financeiro acontece. Contratando um consórcio imobiliário, esse perrengue não irá acontecer, pois o título pode ser facilmente negociável.

Caso a carta contemplada ainda não tenha sido a sua, é possível reduzir seu valor e, consequentemente, melhorar suas formas de pagamento. Dessa forma, o montante a ser recebido caso seja sorteado diminui e a quantia a ser paga não irá mais comprometer seu orçamento.

3- Descapitalização quando houver pagamento à vista

Imagine a seguinte situação: suas economias permitem a aquisição de um imóvel à vista ou, pelo menos, pagar os 30% normalmente solicitados de entrada pela construtora. Mesmo assim, recomenda-se não dispor de todos os seus investimentos e perder sua reserva financeira ao usá-los na compra de um bem.

Você pode adquirir uma carta de crédito de valor mais elevado e ir pagando-a enquanto suas economias são investidas em aplicações a juros. Em outras palavras, será possível juntar dinheiro e adquirir um novo imóvel ao mesmo tempo e sem ficar no prejuízo.

4- Falta dinheiro para dar de entrada em um novo imóvel

Talvez, essa seja uma das principais situações em que o consórcio de imóveis seja vantajoso durante a aquisição de uma propriedade. Como se sabe, as construtoras e incorporadoras podem pedir até 30% do valor do bem como entrada antes de concederem o financiamento do restante.

Além do gasto com entrada, existem as despesas com documentação, vistoria, matrícula e registro em cartório a serem pagas pelo comprador. Com os consórcios, o máximo a ser quitado será uma taxa administrativa ao longo das prestações e sem nenhum pagamento de imediato à vista.

5- Sua renda é melhor compatível a uma carta de crédito

Neste ponto, antes de mais nada, é importante verificar qual tipo de imóvel deseja adquirir, bem como suas principais características e quantidade de cômodos. Sabendo isso, fica mais fácil verificar qual valor da carta de crédito será suficiente para adquirir a propriedade.

Com isso, é só verificar qual credor apresenta as melhores condições de consórcio de acordo com suas necessidades e contratar o serviço. Assim, os riscos de deixar de pagar as mensalidades e deixar de participar dos sorteios mensais, serão menores.

6- Planejamento financeiro adequado para contratar o serviço

Se planejar financeiramente é essencial ao contratar um consórcio de imóveis. Normalmente, o recomendado é o valor das mensalidades da carta de crédito não excederem em 30% seu orçamento mensal e não comprometer sua renda.

Adquirindo uma cota de consórcio com base na sua renda, não haverá dificuldades em adquirir seu imóvel após a carta ser contemplada. Mas lembre-se: procure sempre aplicar um pouco de dinheiro todo mês e cortar quaisquer gastos julgados desnecessários.

Contar com a ajuda da Melhortaxa é essencial em nome de uma contratação de consórcio capaz de atender suas necessidades. Por isso, cadastre-se já em nosso site e receba assistência 100% gratuita de nossos especialistas no assunto. Bons negócios!

Veja Também