Saiba qual é o empréstimo para construção com melhores condições

Existem vários tipos de crédito no mercado para te ajudar a construir a residência

Embora o mercado imobiliário tenha crescido muito nos últimos anos, ainda há quem prefira construir o próprio lar. Nesses casos, existem diversos tipos de empréstimo para construção.

Assim, é possível tirar as ideias do papel, mesmo que não tenha todo o dinheiro agora. Mas, como qualquer produto financeiro, esse empréstimo requer atenção especial. Confira as opções disponíveis!

Quando vale a pena construir

Construir a própria casa pode valer mais a pena para quem já possui um terreno. Nessa situação, você deixa de ter um espaço ocioso para torná-lo um imóvel onde poderá morar ou, se quiser, alugar ou vender.

Outro aspecto positivo da construção, é permitir que você tenha a casa da maneira exata que sempre sonhou. Assim, fica mais fácil do que comprar um espaço para modificá-lo depois.

Além disso, construir pode ser mais econômico do que comprar um imóvel pronto ou em construção. Mas, claro, esse aspecto irá depender do projeto, mão-de-obra e materiais envolvidos.

?

Créditos para construção

Pensando nas necessidades dos clientes que precisam construir, as instituições disponibilizam créditos especiais. Saiba mais!

Crédito para construção de bancos

Diversos bancos disponibilizam créditos para que os consumidores construam o próprio imóvel. Em alguns, o financiamento para construção acontece pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Nessa situação, é possível utilizar os recursos do FGTS como parte do pagamento. Cada instituição estabelece um limite de custeio da obra. Por exemplo: há bancos em que o crédito máximo é de 70% do valor da construção.

Em geral, esses empréstimos não cobrem os custos com mão-de-obra, apenas com material. Portanto, pode ser um inconveniente, já que para construir é necessário contratar arquitetos, engenheiros, pedreiros e outros profissionais.

Algumas instituições também disponibilizam cartões especiais para a compra de materiais de construção. Nesses casos, você pode fazer as compras em lojas conveniadas ou estabelecimentos comerciais comuns. Para a primeira situação, muitas vezes, há condições facilitadas, como maior número de parcelas e limite de crédito.

Cartão de crédito

Quem está pensando em construir também pode, simplesmente, solicitar um aumento do limite de cartão de crédito para pagar as despesas. Porém, é importante lembrar que esse é um dos produtos financeiros mais caros.

Quando o consumidor deixa de pagar a fatura no dia, ele precisa arcar com juros altíssimos. De acordo com informações do Banco Central, a taxa para inadimplentes pode chegar a 24,83% ao mês.

Diante desse cenário, o cartão de crédito é mais um complemento para ajudar na construção e não um empréstimo em si. Ele pode ser usado, por exemplo, para a compra de artigos decorativos, por serem mais baratos.

Cartão de loja

Grandes lojas de materiais de construção já disponibilizam a própria linha de crédito para construção e reforma. Em geral, elas oferecem condições diferenciadas com relação a outros cartões, como taxas menores.

No entanto, essa facilidade só vale para as compras naquele estabelecimento. Desse modo, pode não ser tão vantajoso para quem deseja adquirir produtos onde estiver mais barato.

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal pode ser solicitado para todos os tipos de finalidade, inclusive a construção de um imóvel. Mas é um produto que deve ser avaliado com cuidado, por ter taxas altas.

A grande vantagem desse crédito é que ele pode ser liberado rapidamente, sobretudo para quem já é cliente de uma instituição. Nesse caso, a pessoa já tem um crédito pré-aprovado.

Além do custo maior, o empréstimo pessoal tem como desvantagem um limite baixo. Pode ser que você precise solicitar um crédito e, depois de pagá-lo, tomar outro para cobrir os altos gastos da obra.

Refinanciamento de imóvel

Para quem já possui um imóvel e deseja aproveitar um terreno para construir, uma opção é o refinanciamento imobiliário. Nesse empréstimo, você pode tomar até 60% do valor da propriedade para fazer o que quiser.

Você pode usar esse crédito para comprar materiais e pagar mão-de-obra — o que não está incluso em muitos produtos financeiros. As taxas também são as mais baixas do mercado, chegando a 16,7% ao ano.

Apesar de não ser um produto específico para esse objetivo, esse é o melhor financiamento para construção do mercado. Ele permite que você pague em até vinte anos. Na Melhortaxa, você encontra as melhores condições de refinanciamento para construir um novo imóvel. Não perca tempo procurando. Simule agora mesmo com a nossa ferramenta!

Veja Também