Saiba quais são os documentos para a carta de crédito SBPE

Conheça melhor sobre os documentos para solicitar a carta de crédito SBPE e como ela funciona


Uma das opções de financiamento para conquistar a casa própria é a carta de crédito SBPE. No entanto, muitas pessoas não sabem direito como esse processo funciona ou quais são os documentos necessários para solicitar a carta de crédito. 

O que é a carta de crédito SBPE

A carta de crédito SBPE é um tipo de financiamento imobiliário que facilita a aquisição de imóveis residenciais novos ou usados. Ela utiliza os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e empréstimo (SBPE), sistema esse que compõe uma modalidade de crédito em que as instituições financeiras captam recursos por meio da poupança.

Assim como em outras modalidades, o financiamento feito com a carta de crédito SBPE permite que apenas 30% da renda familiar seja comprometida com a transação, respeitando o limite imposto por lei. O restante dos rendimentos mensais da família deve ser usado para seu sustento, obrigações e lazer. 

Uma das diferenças da carta de crédito SBPE para outras formas de financiamento é o prazo para pagamento das parcelas. Ele costuma ser de 30 anos, mas pode chegar a 35 com facilidade, dependendo da modalidade e a qual fator de correção o financiamento for atrelado. 

No caso em que o financiamento for atrelado à taxa de juros pós-fixada, o prazo para pagamento são os costumeiros 30 anos. Porém, é necessário se atentar a outro detalhe: para aqueles que escolhem os juros pré-fixados, ele cai pela metade, resultando em apenas 15 anos para quitar a transação.  

Documentos para obter a carta de crédito SBPE

Confira os documentos necessários para dar entrada à Carta de Crédito Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), realizada com recursos da poupança:

  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Ficha cadastro pessoa física;
  • Declaração negativa de propriedade do imóvel;
  • Declaração do empregador;
  • Solicitação de movimentação de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Autorização de débito,
  • Requerimento para débito em conta – SBPE.

Quais valores a carta de crédito SBPE financia? 

Por participar do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), a carta de crédito SBPE possibilita que imóveis avaliados em até 1,5 milhão e de custo efetivo máximo igual a 12% ao ano, sejam comprados. 

Criado em 1964, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) permite que apenas 80% do valor do imóvel seja financiado e impõe o limite de valor de avaliação em 1,5 milhão. 

Garantia

Para assegurar a transação e permitir uma contrapartida para o banco, os imóveis financiados pelas cartas de crédito SBPE são de propriedade da instituição financeira até a conclusão do pagamento. Caso as parcelas não sejam pagas, o banco pode retomar o bem para sua tutela através da alienação fiduciária. 

A alienação serve como uma forma de garantia para esse tipo de transação, e também como uma forma de incentivo aos pagadores, que costumam se empenhar mais ao quitar as parcelas por medo de perder o imóvel para a instituição financeira. 

Conquiste a casa própria com a Melhortaxa!

Procure a sua casa dos sonhos sem medo, a Melhortaxa te ajuda com todo o processo do financiamento! Comparamos as condições do mercado e te damos a opção de escolher qual delas é mais adequada para a sua realidade financeira!

Dê o primeiro passo para o sonho da sua casa própria! Não se preocupe mais com tantas burocracias, converse com um dos especialistas da nossa equipe e conheça mais informações sobre os nossos serviços e soluções!

Veja Também

Mais lidos