Quais cuidados tomar ao adquirir um imóvel?

Saiba mais sobre os cuidados que se deve ter antes e durante a compra de um imóvel


Adquirir um imóvel é um passo importante na vida de qualquer pessoa. Apesar de toda a alegria característica do processo, porém, alguns pormenores devem ser observados para evitar burocracias e fazer a aquisição da forma mais consciente possível, evitando que o comprador sofra golpes. 

Os cuidados que devem ser tomados ao adquirir um imóvel podem parecer pequenos, mas fazem diferença a médio e longo prazo, já que podem mudar sua percepção sobre o imóvel e sua realidade financeira. Confira, neste texto da Melhortaxa, alguns cuidados antes e durante o processo de comprar um imóvel. 

 Antes de adquirir o imóvel

Antes de adquirir o imóvel, algumas ações devem ser tomadas para garantir que tanto comprador quanto vendedor estão fazendo um bom negócio. Deve-se avaliar as finanças pessoais, condições de conservação do imóvel e sua situação jurídica, que é igualmente importante. 

Como comprar uma casa à vista costuma ser caro, é comum que muitas pessoas  pensem em como financiar um imóvel. Para isso, o passo mais crucial de todo o processo de financiamento são as simulações, pois através delas você perceberá sua realidade financeira para fazer a transação. 

Ao simular o financiamento do imóvel é possível perceber quanto da renda mensal pode ser comprometida com as parcelas do financiamento, assim como se existe dinheiro suficiente para criar uma reserva de dinheiro para continuar pagando, caso haja algum imprevisto no futuro. 

É também durante a preparação para a compra que outro documento importante deve ser solicitado. A certidão de ônus reais atesta com quais pendências judiciais, dívidas ou outras situações o imóvel está envolvido, podendo ser pedida presencialmente nos cartórios ou pela internet.

Não é necessário ter nenhum contrato com o vendedor para solicitar a certidão. Para quem apenas está interessado no bem, é possível solicitar a certidão desde que você tenha o endereço, número de matrícula do imóvel e nome do cartório no qual está registrado.  

Durante o processo 

Depois que o interesse for formalizado, uma vistoria deve ser feita no bem. Dessa forma, é possível perceber qualquer problema estrutural, arquitetônico, além de observar se algum reparo ou reforma mais urgente será necessária. Essa etapa poupa custos futuros, uma vez que pode-se desistir da compra conforme o estado do imóvel. 

Existem alguns passos para comprar imóvel que devem ser respeitados, e sem os quais não será possível concluir a transação. O pagamento de impostos, alíquotas e taxas é necessário e, sem eles, muitas vezes não há como comprovar e sacramentar a aquisição.

Um exemplo desses impostos é o ITBI, que deve ser pago para assegurar a transferência de posse do imóvel de uma pessoa para a outra. Mesmo que o imóvel já esteja pago, enquanto o valor do ITBI não for quite com o município no qual ele se localiza, a posse não é transferida ao antigo dono para o atual.

A assinatura e registro da escritura também são de fundamental importância, pois sem essas duas etapas não é possível firmar o compromisso de venda, assim como atestá-la de fato. Após a assinatura da escritura, ela deve ser registrada e é apenas o seu registro em cartório que transfere a posse do imóvel. 

O pagamento do imposto e registro da escritura são ações complementares que garantem a propriedade do bem para o comprador, sendo indispensáveis para que a transação ocorra sem maiores problemas.        

Financiamento? Conheça as soluções da Melhortaxa! 

Você vai adquirir um bem e se preocupa com as taxas do financiamento do imóvel? A Melhortaxa pesquisa as condições ideais para o seu perfil econômico e te assessora durante o processo! Converse com um dos nossos especialistas e saiba qual das opções é a melhor para o seu caso! 

Veja Também

Mais lidos