Proteja a sua casa

Sonho realizado. Os passos seguintes são decorar e mobiliar a casa que você acaba de financiar, mas não se esqueça de contratar um seguro-residência para proteger o seu imóvel. Hoje em dia, é um item indispensável para proteger o bem que você acaba de adquirir. Um em cada 100 apartamentos e uma em cada 50 casas são roubados nas regiões Sul e Sudeste no Brasil. Portanto, é bom se prevenir para não se assustar com prejuízos futuros; o seguro residencial garante uma indenização caso ocorra à sua casa alguns dos acidentes que são cobertos pelo seu contrato.

Segundo a Allianz Seguros, menos de 20% dos brasileiros com moradia própria contratam um seguro residencial. Por falta de informação, muitas pessoas acreditam que o preço do seguro residencial é o mesmo que o de veículos, por estarem mais exposto a riscos – colisões, roubo e furto.

No entanto, a realidade é outra. Os valores das apólices do seguro residencial variam muito, podendo chegar a R$ 70 por mês. Tudo depende dos fatores de risco, da sua necessidade, da cobertura de incidentes e do local. A cobertura básica inclui danos elétricos, vendaval, entupimentos e vazamentos. Você pode contratar benefícios opcionais, como perda e pagamento de aluguel, fumaça, queda de aeronaves, impacto de veículos, roubo/furto qualificado de bens, responsabilidade civil e familiar, acidentes pessoais, quebra de vidros, mármores e granitos, desmoronamento, serviços (pet shop, help desk, etc.) e assistência 24 horas para linha branca e linha marrom. Procure um banco ou corretor, peça informações e evite correr riscos.

Glossário para contratar seguro-residência

Apólice
Documento emitido pela seguradora, onde estão definidas as cláusulas do contrato.

Bônus

Desconto sobre o prêmio que será pago no momento de renovar o seguro.

Cobertura

Eventos indenizados pela seguradora.

Condições Gerais

Cláusulas que definem os riscos cobertos, direitos e obrigações de ambas as partes.

Contrato de Seguro

Contrato pelo qual o segurador garante ao segurado proteção contra eventuais prejuízos decorrentes de determinado evento ou risco.

Endosso/Aditamento

Documento onde as partes acordam alterações do contrato.

Franquia

Parcela do prejuízo suportada pelo próprio segurado, ou seja, quantia que ele terá de pagar, em caso de perda parcial do bem.

Importância Segurada

Termo utilizado para definir o valor do bem segurado estipulado na apólice.

Indenização

Valor pago pela seguradora em caso de ocorrência de sinistro previsto na apólice.

Prêmio

Importância que o segurado paga à seguradora para ter direito à indenização em caso de sinistro.

Proposta

Formulário que contém os elementos essenciais do seguro e expressa a intenção da contratação pelo segurado.

Sinistro

É a ocorrência do fato previsto no contrato.

Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)

Órgão fiscalizador das operações de seguro, previdência complementar aberta e capitalização.

Valor atual do bem

Valor de reposição do bem segurado no dia do sinistro, considerando como base outro bem com as mesmas características, tempo de construção, depreciação pelo uso e estado de conservação.

Valor em risco declarado

Valor que o segurado informa à seguradora, referente ao total de bens segurados antes da ocorrência do sinistro.

Vigência

Período de tempo fixado para validade da apólice de seguro.

Vistoria

Inspeção feita por peritos habilitados da seguradora para verificar o estado geral do bem segurado. A vistoria pode ser realizada antes da contratação e após o sinistro.

 

Fonte glossário: Allianz Seguros 

 

 

 

 

Veja Também