Programas habitacionais da Caixa: Financiamento e Imóveis

Saiba como financiar seu imóvel e conquiste a casa própria!


Os programas habitacionais da Caixa Econômica Federal (CEF) são notórios por facilitarem o financiamento de imóveis com ótimas condições de mercado. O mais conhecido é o Minha Casa Minha Vida, que financia a compra, construção, reforma ou ampliação de imóveis, para famílias brasileiras de baixa renda. 

Para participar do programa de financiamento Minha Casa Minha Vida é preciso se enquadrar nas faixas financeiras estipuladas de acordo com o rendimento mensal ou anual das famílias. 

Requisitos para participação

As faixas de renda do financiamento urbano de imóveis da Caixa são divididas em quatro grupos numéricos: 1, 1.5, 2 e 3. A faixa 1 engloba quem ganha até 1.800 reais mensais. Como benefícios o financiamento vai até 120 meses com prestações mensais entre 80 e 270 reais conforme a renda bruta familiar.

A faixa 1.5 inclui famílias com renda mensal até 2.600 reais. Nesta faixa é possível adquirir um imóvel que foi financiado pela Caixa com juros de 5% ao ano, até 30 anos para pagar e subsídios até 47,5 mil reais.

Na faixa 2 está quem recebe até 4 mil reais mensais. A principal vantagem é o subsídio de até 29 mil reais. Na faixa 3 ficam as famílias com rendimentos de até 7 mil reais, nesses casos são oferecidos juros e taxas diferenciados em relação ao mercado.  

Já as faixas de renda do programa rural são divididas em três. O primeiro grupo tem limite de renda em 17 mil reais por ano. Uma vantagem é o início do pagamento: apenas depois da entrega do imóvel. 

Como fazer o financiamento? 

Antes de fazer o financiamento é necessário fazer uma simulação para ver quais opções são mais adequadas para você. A Melhortaxa pode te ajudar a entender melhor as diferentes condições de mercado e escolher a melhor opção para o seu caso. Contate um dos nossos especialistas! 

Urbano

Para quem possui renda menor de 1.800 é preciso se cadastrar na prefeitura da cidade ou em uma entidade organizadora. Quem tem renda de até 7 mil pode contratar individualmente ou por meio da entidade. Depois de fazer a simulação e ver as condições de pagamento, é só entregar a documentação solicitada no banco. 

Rural

Para rendimentos abaixo de 33 mil anuais, deve-se procurar uma entidade organizadora sem fins lucrativos (como um sindicato ou cooperativa) para aglutinar pedidos com pelo menos 3 outras famílias e no máximo 50. Após o cadastro aguarda-se a avaliação e a liberação. 

Se os rendimentos forem característicos do grupo III a pessoa pode contratar diretamente na uma agência, fazer a simulação, entregar os documentos e aguardar.

Escolha a melhor opção

Mesmo com condições favoráveis, pense na organização do orçamento e faça quantas simulações forem necessárias antes de assumir um compromisso como um financiamento

É preciso saber quanto da renda pode ser comprometida, para não correr risco de em um futuro próximo não haver o suficiente para quitar o saldo devedor dessa habitação da Caixa. Se informe durante o processo e tenha certeza de que você recebeu as melhores orientações para o seu caso

Soluções de financiamento são na Melhortaxa!

Vai fazer um financiamento mas ficou em dúvida? Preencha o nosso formulário para podermos te ajudar! A Melhortaxa pesquisa para você as melhores condições e te explica direitinho o que se adéqua à sua realidade. Conheça os nossos serviços! 

Veja Também

Mais lidos