O total de compradores de imóveis em potencial – que pretendem adquirir imóveis nos próximos três meses – que classifica os preços atuais como "altos" ou "muito altos" caiu de 73% para 70% no segundo trimestre do ano, em comparação ao primeiro trimestre. A queda no pessimismo também começa a aparecer entre aqueles que compraram imóvel recentemente: no primeiro trimestre do ano, 57% daqueles que realizaram uma aquisição imobiliária acharam os preços "altos" ou "muito altos", no segundo trimestre esse número caiu para 53% segundo dados do Raio-X FipeZap.

Reforçado pela maior abertura para negociação, o aumento no otimismo vem acompanhado da expectativa de que os preços deixem de cair. Esse é o terceiro trimestre seguido em que houve redução no percentual de entrevistados que acreditam que a queda nos preços seguirá nos próximos 12 meses, acreditando que o momento ideal para a compra é agora.

Aqueles que afirmam ter a intenção de comprar um imóvel nos próximos 3 meses representam 44% dos entrevistados; destes, 53% afirmam ser indiferentes entre um imóvel novo ou usado. Entre os que pretendem adquir um imóvel no médio e longo prazo, 60% opta pelo usado, e 52% afirmaram que utilizarão o imóvel para moradia.

Fase de descontos – O percentual de descontos atingiu seu maior patamar neste trimestre, chegando ao maior valor da série histórica, de 9,4%. Dos imóveis vendidos nos últimos 12 meses, 76,6% apresentou algum desconto. Já o percentual de investidores chegou a 40% dos compradores de imóvel, o menor valor da série histórica.

O Raio-X FipeZap é realizado pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) e pelo ZAP, a cada três meses. São entrevistados usuários do ZAP que demonstraram interesse em entrar em contato com algum anunciante de imóveis durante o trimestre. Foram 6.714 respondentes nesta edição, sendo o seu perfil de homens, com idade acima de 50 anos e renda domiciliar entre R$ 5.001 e R$ 10.000 mensais.

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!