Você já ouviu falar que depois de alguns anos as dívidas vencem e você já não precisa pagá-las? Pois então, esse tipo de processo é chamado de prescrição de dívida. Mas cuidado! Não é tão simples quanto esperar que ela vença e desapareça do seu nome.

Apesar de algumas pessoas tentarem aliviar o orçamento parando de pagar certas contas ao descobrir o que é prescrição de dívida, esse não é um tipo de ação recomendada. Isso porque a dívida permanece em aberto e ainda pode causar impactos negativos no seu histórico de pagador.

Se você tem uma dívida e está pensando em deixá-la caducar, que tal entender melhor como esse processo funciona? Leia o conteúdo a seguir e veja qual o prazo de prescrição de uma dívida. Confira!

As dívidas prescrevem com o tempo

Se você tem uma dívida negativada em aberto e está esperando ela prescrever, saiba que, na maioria dos casos, isso acontece depois de cinco anos, como no caso de IPVA, IPTU, faturas de cartão de crédito, contas de serviços — água, luz e telefone — e financiamentos.

Porém, existem casos específicos que a prescrição de dívida pode acontecer depois de três anos, como o pagamento de aluguéis, notas promissórias e letras de câmbio.

Segundo o Código Civil brasileiro, apesar de alguns débitos prescreverem em menos tempo — como citamos acima —, o prazo máximo para que as dívidas caduquem é de 10 anos.

Não espere a dívida caducar!

Se há débitos no seu nome, fique atento! Isso porque seu CPF será cadastrado nos órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, o que vai causar uma lista de empecilhos na sua vida financeira, como o impedimento de contratar financiamentos e solicitar cartões de crédito, por exemplo.

prescrição de dívida

Em outras palavras, assim que existe a prescrição de dívida, seu nome fica restrito a algumas ações, mas, depois de cinco anos, ele será automaticamente retirado. Porém, aguardar cinco anos com restrições de crédito pode prejudicar o credor.

As instituições financeiras mantêm o nome de quem esperou a prescrição de dívida bancária em uma lista. Assim, caso a pessoa vá pedir um empréstimo ou financiamento, a empresa oferece as taxas e os juros mais caros, já que acredita que o risco de não receber é muito alto.

A prescrição da dívida não extingue o débito

Mesmo com a prescrição, as dívidas podem ser cobradas de duas formas. A primeira é que, se no correr do tempo de prescrição a empresa já tiver contatado o devedor a respeito da dívida, este pode ser cobrado judicialmente mesmo que a dívida esteja caducada.

A segunda situação é que a empresa pode cobrar por meios extrajudiciais, independentemente de ter contatado ou não o devedor nesse período. Por isso, fique atento a telefonemas, cartas ou contatos de terceiros, como empresas especializadas em cobranças, já que essa pode ser a oportunidade perfeita para negociar.

O refinanciamento pode te ajudar!

Uma das soluções para lidar com a prescrição de dívida ativa é refinanciar seu imóvel. Assim, você estará dando seu bem como garantia para ter o dinheiro da dívida na mão.

Vale lembrar que o valor obtido pode ser usado para quitar as suas dívidas — sem exclusividade —, e você ainda paga parcelas mais amenas, pois as taxas de juros do refinanciamento são menores, quando comparadas com as de outras formas de crédito.

Por isso, se você possui um imóvel próprio e se interessou por essa opção, entre em contato com um dos especialistas da Melhortaxa! Nós pesquisamos para você as melhores condições do mercado, assim, é possível escolher a opção mais adequada para sua situação.