Contas em atraso e crédito negativado: esta é uma situação vivenciada por muitas famílias brasileiras. Sem saber quais as suas alternativas no mercado financeiro, algumas já buscaram pelos recursos de um empréstimo com agiota.

Se você já ouviu o termo, cuidado! Esta é uma atitude que, à primeira vista, pode parecer uma solução milagrosa, mas que, a longo prazo, pode gerar consequências muito graves, além de ilegais. 

Se você quer conhecer mais sobre como funciona o empréstimo com agiota, além de entender as suas consequências, confira o conteúdo abaixo. Aqui, nós abordaremos todas suas características e penalidades diante da lei. Veja!

Quem é o agiota?

O agiota é o indivíduo que pratica o ato de emprestar certa quantia de capital, incidindo seu próprio percentual de juros sem a aprovação do Banco Central. Esse exercício é mais conhecido como agiotagem, que, apesar de apresentar altas taxas de juros — até 40% do valor —, há várias pessoas que buscam esse serviço.

O Score negativo no Serasa é um dos principais motivos que levam os brasileiros a procurar pelo empréstimo com agiota. Ou seja, por estar com o “nome sujo”, muitas pessoas veem essa operação como um último recurso para pagar as suas dívidas.

Procura pela internet

No ano de 2020, o índice de volume de dados do Google Trends registrou 156,4% de buscas a mais pela palavra “agiota” em comparação ao ano anterior — de 39 para 100. Isso demonstra um aumento do interesse pela modalidade.

A busca por empréstimos com agiota é um reflexo da facilidade com que esse tipo de serviço é encontrado e contratado, apesar de ter a pena de três a seis anos de prisão para quem for pego cometendo agiotagem.

Por que não recorrer ao empréstimo com agiota?   

Como falamos no início do texto, pegar dinheiro com agiota, apesar de simples e livre da tradicional análise de crédito das instituições bancárias, tende a gerar mais problemas em vez de resolvê-los. Veja abaixo 4 motivos para não buscar esse tipo de negociação.

Ilegalidade

Reforçando uma das primeiras características do empréstimo com agiota, ele representa duas infrações na lei. A primeira contra a economia popular (Art. 4º da Lei 1.521/51) e a segunda contra o Sistema Financeiro Nacional (Art. 7º da Lei 7.492/86), já que empresta capital sem a autorização do Banco Nacional.

Juros altos

Outro ponto são os juros de agiota. O valor médio das taxas cobradas pelas instituições financeiras ficam em torno de 10%, enquanto que esses “profissionais” podem incidir o percentual que quiser.

Como as pessoas que os procuram estão, em sua maioria, desesperadas, os agiotas não possuem critérios ou regras ao cobrar os juros, que tendem a ser altíssimos.

Contrato verbal

Todo o processo do empréstimo com agiota é realizado e finalizado com um contrato verbal, por isso, não existem regras quanto aos prazos de vencimento ou pagamento antecipado.

Vale ressaltar que o confisco de bens como garantia é uma prática comum nesse tipo de situação e, ao contrário de corretoras credenciadas, você não poderá recorrer ao Banco Central ou ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor).

Cobrança

Mais uma consequência dessa operação ilegal são os métodos de cobrança. Cenas hollywoodianas sobre perseguição, intimidação e até violência física sobre agiotagem podem se tornar reais nessa modalidade de empréstimo. 

O medo é o principal recurso utilizado por eles para garantir que as pessoas paguem as suas dívidas. Além disso, a dinâmica ilegal dessa operação desencoraja as pessoas a realizarem denúncias à polícia.

Conheça opções de crédito com a Melhortaxa!

Como você viu, o empréstimo com agiota gera muitos riscos para quem o solicita. Para se prevenir de cair nesse tipo de golpe, conte com a Melhortaxa, que assessora você com a experiência de uma empresa séria do mercado financeiro.

Com uma equipe de especialistas, nós buscamos as melhores propostas oferecidas pelas corretoras e agências bancárias no Brasil, que se encaixam no seu perfil negativado. Entre as opções:

  • Refinanciamento de veículo;
  • Refinanciamento imobiliário;
  • Empréstimo consignado,
  • Empréstimo por penhor.

Preencha o formulário com as suas informações no site da Melhortaxa e já comece a sua experiência conosco!