Pontos de atenção para comprar um apartamento na planta

Sonho de muitas pessoas, comprar um apartamento na planta requer atenção e uma série de cuidados. Saiba mais neste texto da Melhortaxa.


Comprar um apartamento na planta pode ser um ótimo negócio para quem quer ter sua primeira casa própria. Além do valor mais barato, as condições de pagamento e de financiamento são diferenciadas e normalmente mais vantajosas.
 
Saiba mais sobre as duas principais formas para financiar um imóvel na planta, assim como os documentos necessários para a operação e os índices de correção do saldo devedor envolvidos.

Como fazer o financiamento de um imóvel na planta

É possível financiar um apartamento na planta de duas formas: associativa ou por repasse de recursos. Na forma associativa, fecha-se o empréstimo assinando o contrato de financiamento simultaneamente com a compra do imóvel.
 
Nesse caso, a amortização inicia-se apenas com a emissão do Habite-se. Antes da obra ser concluída, a pessoa paga apenas juros, taxas administrativas, seguro para Morte e Invalidez Permanente (MIP) e o seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI).
 
Já no repasse de recursos, a pessoa interessada em comprar um imóvel na planta propõe um acordo diretamente para a construtora, no qual são sugeridos os valores das parcelas, assim como o prazo para pagamento e demais itens.
 
Normalmente, a construtora faz uma contraproposta que costuma ser aceita pelos futuros moradores. Após a etapa de negociação, o financiamento é assinado quando o Habite-se é emitido, liberando o imóvel para utilização.
 
Ao sair o Habite-se, então, é necessário quitar o saldo devedor — e é exatamente nesse momento que o financiamento imobiliário começa a valer. Nesse caso, recomenda-se que o processo do financiamento seja iniciado antes que o Habite-se seja emitido. 

A documentação necessária para adquirir um financiamento imobiliário

Para um financiamento de imóveis na planta são solicitados alguns documentos básicos, como a certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF ou CNH. Também pode ser solicitada uma certidão referente aos débitos federais.
 
Normalmente, esses são os documentos padrões para se realizar uma negociação desse tipo. Sem qualquer um deles, dificilmente um banco aceitará financiar a compra do imóvel, já que são eles que ajudam a identificar a pessoa e evitar fraudes por parte dos compradores.

Quais documentos atestam a compra de um imóvel na planta?

Comprar uma casa na planta é um processo que envolve algumas etapas relacionadas ao financiamento imobiliário e à documentação. Após a realização da análise de crédito, o comprador deverá assinar o Compromisso Particular de Compra e Venda — tornando-se, assim, o titular dos direitos aquisitivos do imóvel.
 
Após essa etapa, o Memorial Descritivo do Imóvel é entregue. Ele é um item indispensável para que se tenha controle sobre o que foi prometido pela construtora ainda nas fases iniciais da negociação. Tudo que foi acordado, desde metragem, valores, forma de pagamento, multas, etc., estará atestado nesses documentos.
 
Apesar de não ser um documento oficial, ele mantém o comprador informado de que todo mês há a correção das parcelas do financiamento. Ao final do pagamento — que devido à correção, pode ser maior do que o inicialmente planejado —, a incorporadora informa os compradores da liberação do Habite-se.
 
Sem esse último, não é possível morar no empreendimento. O documento é expedido pelo poder público para atestar que o resultado final da obra está nos conformes e é possível utilizar o imóvel. 

Cuidados a se tomar durante a compra de um imóvel

Comprar um apartamento na planta é um processo que demanda paciência e conhecimento para evitar demais problemas. É muito importante planejar custos e fazer simulações para saber se a renda que será comprometida com as parcelas não prejudicará o orçamento doméstico. 
 
Normalmente, o prazo de quitação do empréstimo é longo, necessitando, portanto, de disciplina financeira para ser pago.

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