Com certeza, você já deve ter ouvido falar em penhor. Considerado erroneamente por muitos como sinônimo de penhora, esse termo se refere a uma garantia para obter crédito.

Indicado para quem precisa de dinheiro rápido e sem análise de crédito, o penhor consiste em colocar bens — objetos de valor — como garantia, para que, assim, a instituição financeira libere o capital.

Porém, para conhecer melhor essa linha de crédito e usá-la para ampliar a sua renda é importante saber a diferença entre penhor e penhora. Acompanhe abaixo.

Penhor X penhora

Por serem termos semelhantes, o penhor e a penhora costumam ser bastante confundidos. Há até quem acredite que são iguais, porém, o primeiro se refere a uma garantia para obter crédito, enquanto o outro é um ato judicial.

De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), a penhora é determinada pelo juiz e consiste na apreensão de bens para o pagamento de dívidas. Por outro lado, o penhor é quando alguém entrega algo como garantia do cumprimento da dívida. Entenda melhor esse assunto a seguir!

Penhora: ato judicial

A penhora é uma medida judicial, determinada quando a pessoa deixa de pagar uma dívida. Por esse motivo, ela não acontece de repente, mas, sim, após um processo em que o devedor tem direito de defesa e de acordo.

É importante destacar que a penhora de imóvel não é tão comum quanto parece. Em geral, os credores preferem negociar o pagamento da dívida, sem recorrer à Justiça.

Quando o assunto é penhor, vale destacar a importância de entender a diferença entre a penhora, já que ambos os termos são várias vezes confundidos. Sendo assim, quando um bem foi dado a penhor, ele é chamado de bem empenhado, e, somente ao sofrer a penhora, ele pode ser denominado penhorado.

penhor

Quem pode oferecer o penhor?

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é a única instituição autorizada a oferecer o penhor. Na instituição financeira são aceitos vários tipos de penhor, como joias, diamantes, relógios, prataria, além de canetas de valor.

Vale lembrar que os bens são analisados por um funcionário da própria instituição e, por já ter a garantia, o cliente não precisa passar pela avaliação cadastral ou qualquer burocracia. Além disso, os empenhados são guardados em um cofre especial, que garante total segurança.

O banco pode emprestar até 100% do valor do que foi empenhado, ou seja, se você fizer um penhor de joias e o avalista disser que o bem vale R$ 800, esse será o limite do crédito a ser contratado. Lembre-se de que, se o débito for pago, você poderá reaver o bem.

Vantagens e desvantagens do penhor

A vantagem do penhor é que essa linha de crédito permite obter dinheiro sem burocracia, com juros mais baixos que os de outras modalidades. O prazo para pagamento costuma chegar a até 60 meses, mas o contrato de penhor pode ser renovado.

Por outro lado, essa modalidade de crédito só pode ser solicitada presencialmente, pois necessita da apresentação dos bens. Além disso, dependendo do que for empenhado, o valor pode não ser baixo e não suficiente para o que se pretende fazer.

No penhor da Caixa Econômica Federal, é utilizada outra cotação, que difere do valor do mercado, quando o assunto são os metais valiosos. Em geral, o preço do ouro cai para até 50% da sua quantia real.

Qual é a outra alternativa ao penhor?

Relativamente semelhante ao penhor, o refinanciamento de imóveis, ou empréstimo com garantia de imóvel, também consiste em colocar um bem em garantia para tomar um empréstimo. Nesse caso, o bem é o imóvel, que fica em alienação fiduciária.

Na prática, nada muda para o cliente, que pode continuar usufruindo da propriedade. No entanto, o imóvel “ganha um novo dono” — que é o credor — até a quitação total da dívida.

Com relação ao penhor, o refinanciamento pode ser melhor, pois garante um valor maior de empréstimo. O mutuário pode obter até 60% do valor do imóvel. Nessa modalidade, as taxas também são baixas e giram em torno de 1,3% ao mês.

Além disso, a solicitação pode ser feita totalmente on-line. Em poucos minutos, o cliente pode fazer uma simulação e escolher o crédito que melhor se adequa ao orçamento.

Refinancie na Melhortaxa

Percebeu que, além do penhor legal, você pode fazer um refinanciamento? Para encontrar as melhores oportunidades, conte com a Melhortaxa. Basta preencher um breve formulário para começar a receber as melhores condições personalizadas no seu e-mail.

Você ainda aproveita a assessoria de uma equipe especializada para tirar todas as suas dúvidas. Isso sem contar que todo o processo de solicitação pode ser feito on-line e em poucos dias.

Agora que você já sabe o que é o penhor e que o refinanciamento pode te ajudar mais, que tal simular a melhor condição para o seu orçamento? A Melhortaxa pode ser a melhor aliada nesse momento. Aproveite!