O endividamento dos brasileiros é uma realidade que cresce a cada dia. Como último recurso, muitos recorrem a várias modalidades de crédito bancário e não se preocupam com a veracidade das informações, caindo nos golpes de empréstimos.

Com ofertas tentadoras, que superam as propostas das instituições financeiras, as empresas fictícias conseguem extorquir vários consumidores. Hoje, é muito comum acompanhar diversos casos semelhantes por meio dos veículos de comunicação — seja pela televisão ou pelas mídias sociais. 

Com o objetivo de te ajudar a evitar casos assim, a Melhortaxa preparou este artigo com informações e dicas de como não cair no golpe do empréstimo. Acompanhe abaixo.
    

Como funcionam os golpes de empréstimos?

Conhecidos também como prática de estelionato, os golpes de empréstimos ainda são uma atividade muito comum, contrariando as consequências que a atenção midiática deveria gerar.

Em geral, esses golpes sempre começam da mesma maneira: com uma pessoa procurando pelas melhores ofertas de juros e o golpista, com um discurso ensaiado, disposto a atender a todas as suas demandas.

Apesar de essas pessoas possuírem lábia ao realizarem a “negociação”, existem algumas características inerentes a esse tipo de ação. Confira algumas delas e veja como evitar esse golpe.

  • Utilizam os nomes de instituições financeiras reconhecidas no mercado de modo indevido;
  • Usam como meio de comunicação meios não oficiais, como telefones celulares, redes sociais e outros aplicativos de troca de mensagem,
  • Costumam apressar as negociações ao utilizarem um tom de voz mas urgente nas mensagens.

Atenção às condições tentadoras!

Uma característica muito associada a esse tipo de ação criminosa são as ofertas com condições tentadoras, que chegam a ser até “milagrosas”. Porém, grande parte das pessoas não costuma duvidar, pois estão vulneráveis financeiramente.

Seja por propostas de taxas baixíssimas ou liberação do capital de forma imediata, são muitas as maneiras de um estelionatário desviar a atenção do consumidor e, como consequência, este acabar caindo nos golpes de empréstimos. Confira abaixo os tipos mais comuns.

Empréstimo para negativados

Os golpes de empréstimos para negativados são uns dos mais realizados no mercado. Com a dificuldade de encontrar modalidades de crédito para pessoas com o “nome sujo” — em instituições de renome —, quando os consumidores encontram propostas de empréstimos assim, eles não se atentam aos mínimos detalhes.

Empréstimo imobiliário

O financiamento imobiliário é um tipo de concessão de crédito no qual a agência só concede o capital quando o objetivo final é especificado. Nesse caso, a compra de um imóvel. 

Nos golpes de empréstimos imobiliários, a empresa geralmente está associada ao nome de outra com prestígio no mercado imobiliário. Esses golpes têm como objetivo  ganhar a confiança dos seus futuros “clientes” e, em geral, pedem uma grande quantia antecipada para a aprovar a liberação do capital.

Essa lógica foge das práticas de instituições financeiras credenciadas no Banco Central, mas, por estar ansioso para ter sua casa própria, o consumidor nem sempre se atenta a esse aspecto e acaba caindo no golpe.

Empréstimo on-line

Quem nunca teve medo de um golpe de empréstimo on-line? Pois então, esse ainda é um dos modos mais comuns dos estelionatários encontrarem vítimas, apesar da popularidade e atenção da mídia.

O acesso à internet, além de ampliar as opções dos consumidores ao buscar por linhas de crédito, também aumentou os meios com que os golpistas podem localizar possíveis vítimas.

Por meio das plataformas on-line — sem selo e informações de identificação no final da página —, os estelionatários oferecem várias modalidades de crédito com condições muito atraentes, que nublam as decisões conscientes dos consumidores.

Confira 3 dicas para evitar os golpes de empréstimos

Com o objetivo de ajudar nossos clientes a escapar desses golpes de empréstimos, a Melhortaxa separou três dicas. Acompanhe abaixo e sempre se atente às informações da empresa com que está contratando um serviço.

1. Conheça a instituição financeira

Sempre conheça a agência à qual você está solicitando crédito, independente de as propostas serem boas ou não. As empresas autorizadas a fazerem esse tipo de operação sempre estarão vinculadas ao Banco Central, por isso, preste atenção nessa informação

2. Não aceite realizar pagamentos adiantados

Como foi comentado acima, o mais importante é a sua segurança. Sendo assim, por mais interessado que esteja em adquirir esse capital, não aceite condições absurdas, como realizar pagamentos adiantados.

Essa não é uma prática aceita em nenhuma instituição séria, por isso, se pedirem algo semelhante, desconfie. Também confira sempre as tarifas que são aceitas pelo BACEN para não fazer nenhum pagamento extra.

3. Atenção aos empréstimos on-line!

Com certeza os empréstimos on-line são mais vantajosos, seja por oferecerem menores taxas ou pela comodidade, mas sempre leve consideração o que é seguro para não cair nos golpes de empréstimos na internet. É obrigação da empresa manter as suas informações em sigilo.

Então, antes de passar adiante qualquer dado, confira se no lado superior esquerdo da página há uma imagem de um cadeado e a inscrição “https” na URL do site de navegação.

Na Melhortaxa você alia segurança a economia!

Se você está interessado em encontrar as melhores propostas de crédito no mercado, conte com a Melhortaxa. Realizando o seu cadastro, você terá a assessoria de uma equipe de especialistas para encontrar as melhores taxas e oportunidades.

Aqui, você consegue aliar segurança e economia em um só lugar, evitando fazer parte do crescente percentual de pessoas que caem em golpes de empréstimos. Acesse o nosso site e conheça os serviços da Melhortaxa.

LEAVE A REPLY

Coloque seu comentário
Please enter your name here