Organização e decoração da varanda gourmet

“O quintal dos apartamentos”: é assim que muitos definem as varandas gourmet. Mistura de cozinha com espaço de convivência, nos últimos anos elas ganharam espaço nos projetos imobiliários, e hoje é raro encontram um empreendimento que não conte com esse espaço. Além de conquistarem o mercado, elas viraram as queridinhas de quem gosta de cozinhar para amigos e família em um ambiente aconchegante e com vista para a cidade.

Bancada com fogão, pia, churrasqueira e forno a lenha para pizza são alguns dos itens que já vêm no projeto de boa parte dessas varandas. Mas não é preciso parar por aí: esse espaço oferece várias possibilidades para a decoração, e pode ser enriquecido com mesas, sofás, pufes e equipamentos de cozinha, que o deixam ao mesmo tempo funcional e confortável. Confira algumas sugestões para a decoração de uma varanda gourmet.

Praticidade em primeiro lugar – Embora a varanda seja coberta, ela recebe luz natural. Esse fato faz com que o primeiro quesito na hora de escolher os móveis seja escolher peças indicadas para áreas externas, como madeiras revestidas, inox, alumínio e estofados com revestimentos próprios para varanda, e não iguais ao que se usa na sala. O material deve aguentar a luminosidade natural sem desbotar ou descascar.

Os móveis e elementos da varanda devem primar pela praticidade. Como a ideia é que cozinha da varanda gourmet seja utilizada apenas em ocasiões especiais, não é preciso investir muito em armários e compartimentos para guardar itens. Louças, talheres e jogos americanos podem ser guardados na cozinha, e levados para a varanda segundo a ocasião, ou guardados na varanda apenas em pequeno número. Prefira móveis práticos e utilitários, como prateleiras: elas servem para dispor os elementos provisoriamente, enquanto forem utilizados. Separe um canto para guardar apenas os artefatos mais “pesados”, que não ficam na cozinha, como os utilizados em churrasco.

Como fica a decoração – Quando for decorar a varanda, tente utilizar o mesmo padrão de cores e estilo da sala, ou integrar os ambientes de alguma forma. Isso valoriza a ideia de que os dois espaços são na verdade um só. Apesar disso, alguns elementos caem bem em qualquer varanda.

Peças rústicas, em madeira ou palha, e tecidos coloridos criam um ambiente luminoso e são bem-vindos nessa parte da casa. Outra aposta para criar esse efeito são as plantas. As ornamentais, como samambaias e bromélias, cumprem uma função estética, enquanto vasos com temperos ou menos uma horta vertical fornecem ingredientes para a cozinha e remetem ao universo da culinária. 

Veja Também