Saiba quando optar por um financiamento para compra de imóvel

Veja quais as situações em que compensa investir em um financiamento em vez de pagar à vista a casa própria

A compra de um imóvel é um momento muito importante na vida de diversos brasileiros. Ter um local para chamar de lar é fundamental para quem busca tranquilidade independentemente da fase da vida e o financiamento para compra de imóvel é uma ótima forma para conquistar a casa própria.

Seja para quem deseja morar sozinho e se mudar da casa dos pais, como para quem busca sair do aluguel e investir em algo próprio que, posteriormente, seja da família, financiar imóvel vale a pena em diversas situações.

Adquirir um imóvel melhor

Muitas vezes, mesmo com uma boa reserva financeira, é difícil conseguir guardar um valor suficiente para adquirir um ótimo imóvel que atenda às suas necessidades. Casas e apartamentos maiores e melhor localizados tendem a ser mais caros que opções menores e mais distantes.

Assim, muitas pessoas optam por esses imóveis. No entanto, como se trata de uma compra de alto valor e com alta durabilidade, compensa investir em opções melhores, mesmo que você não possua o valor total. Neste caso, é uma boa ideia o financiamento de imóvel usado e, se preferir, até de apartamentos e casas novas.

Conseguir renda extra

Outro caso que é melhor optar pelo financiamento para compra de imóvel que pagar à vista, é manter o valor, que seria dado como entrada, em investimentos. Pesquise opções em que o dinheiro funcione como renda fixa e de resgate a curto prazo.

Aproveite o capital para pagar o financiamento e, ainda, sobrar um valor para uso como renda extra ou reinvestir. Muitas financeiras e instituições bancárias oferecem diferentes modalidades e tipos de investimentos conforme o perfil do interessado. Há opções conservadoras e de maior risco e ganhos.

?

Você evita pagar aluguel até ter o valor

Para quem anseia pagar o imóvel à vista, é necessário uma grande economia todo mês, para juntar o valor e pagar o aluguel da moradia atual. Quem opta por essa opção, acaba tendo que abrir mão de momentos de lazer e produtos de desejo.

Se você prefere uma opção mais vantajosa, do ponto de vista do conforto e segurança, experimente simular financiamento de imóvel e confira como ficaria o comprometimento de renda. Assim, você assume uma única obrigação financeira, flexibilizando o orçamento mensal.

O sonho da casa própria de forma mais rápida

Morar de aluguel proporciona algumas limitações na vida do morador. A impossibilidade de fazer reformas por conta própria, realizar pinturas e, algumas vezes, até mesmo a colocação de armários fixos na parede e estantes podem frustrar quem busca deixar o imóvel mais aconchegante.

Se você se encontra neste cenário, saiba como financiar um imóvel e tenha a sua casa própria de forma mais rápida. Durante a quitação da dívida, você já pode realizar esses procedimentos e tornar o imóvel mais a sua cara.

Bom momento para financiar: juros mais baixos

Uma dica para optar pelo financiamento, é observar o cenário econômico brasileiro e a facilidade de concessão de crédito, além da taxa de juros em vigência no momento.

Em períodos de crise econômica, as taxas de juros tendem a baixar a fim de que interessados consigam mais facilmente imóveis e aqueçam a economia. Entre as principais taxas que você deve observar, está a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) que regulamenta os juros e mensura a inflação.

Consiga as melhores propostas de financiamento

Decidiu financiar? É possível economizar encontrando as melhores opções oferecidas pelos bancos. A consultoria da Melhortaxa é fundamental na hora de decidir e encontrar um financiamento que cabe no seu bolso.

O processo de financiar imóvel ficou mais fácil com a nossa equipe. Basta preencher um cadastro on-line e de forma gratuita para receber propostas vantajosas e realizar o seu sonho!

Veja Também