Se você tem investimentos ou até financiamentos ativos, já deve ter se deparado com a incidência da taxa referencial (TR). O índice é usado como referência para alguns serviços financeiros.

Tida atualmente como indicador de atualização monetária de algumas modalidades de aplicações e transações financeiras, a TR é responsável por corrigir os valores por período. Entenda o que é taxa referencial no conteúdo a seguir.

O que é taxa referencial

A taxa referencial de juros é aplicada mensalmente sobre os ativos de médio a longo prazo, atuando como um tipo de indicador geral da economia do país. Por conta disso, a utilização aplica-se quando é preciso calcular o rendimento de investimentos, poupança e títulos públicos.

A TR incide em ativos como:

  • títulos do Tesouro Direto;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • poupança;
  • financiamento imobiliário.

TR diária, mensal e anual

Depois de entender o que é taxa referencial, é importante verificar quais são as variações e de que forma elas podem incidir nas aplicações financeiras. Confira a definição de cada variável a seguir.

  • TR diária: é o valor divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que corresponde a uma parcela da mensal, ou seja, é a taxa incidida por dia;
  • TR mensal: a taxa referencial mensal é a mais comum. Esse valor é utilizado para fazer correções monetárias durante 30 dias. Isso quer dizer que representa a soma de todas as taxas diárias;
  • TR anual: neste caso, a variação corresponde ao índice que apresenta somente o valor da soma dos 12 meses.

Como calcular a taxa referencial

A TR tem como instituição responsável pela definição de valores o Banco Central (Bacen). O cálculo da TR é realizado com base nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional. A fórmula é a seguinte:

R = a+b x TBF

  • R é o redutor;
  • a é o valor fixo 1,005 (definido na criação da TR);
  • b varia segundo o valor da TBF (cujo dado é divulgado pelo Banco Central);
  • TBF é definida e divulgada diariamente pelo Bacen.

Depois de encontrar o valor de R, substitua os elementos na fórmula:

TR = 100 x [ ((1 + TBF)/R) – 1]

Importante ressaltar que, quando o resultado desse cálculo for um valor negativo, será considerado zero, caso da taxa referencial atual, zerada desde 2017. Essa definição foi estabelecida por uma convenção do Banco Central do Brasil.

Além da aplicação da fórmula acima, você pode realizar o cálculo para descobrir o valor da taxa referencial por meio da calculadora do Cidadão, no site do Bacen.

Entenda o impacto da TR nos investimentos

Quando sofre oscilações, aumentando ou diminuindo, a TR taxa referencial gera um impacto nos ativos de investimentos atrelados diretamente a ela. Por um período, a TR foi o índice regulador na atualização monetária, mas, atualmente, essa função pertence a outros tipos de indicadores, como a Selic, principal mediador da inflação no país.

O índice TR é referência para aplicações como a poupança, incidindo ainda em financiamentos, FGTS, títulos públicos e títulos de capitalização. Porém, a TR está zerada desde setembro de 2017, por isso não houve grandes impactos, negativos ou positivos, nos investimentos.

Já no financiamento imobiliário, não são todos os casos em que a TR é aplicada. O índice incide apenas nos processos pertencentes ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), mantidos pela Caixa Econômica Federal.

Nessas transações, o valor tem a correção definida pelos juros da instituição financeira credora somados à taxa referencial. No entanto, antes da contratação do crédito, o ideal é avaliar o comportamento da TR.