SBPE

Você sabe o que é SBPE? Entenda melhor esse assunto

O SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) consiste em uma linha de financiamento imobiliário, oferecida por diversos bancos brasileiros, públicos e privados. A modalidade obtém recursos financeiros por meio da poupança.

As regras do SBPE são definidas pelo Conselho Monetário Nacional e acompanhadas pelo Banco Central. Atualmente, esse crédito tem a maior fonte de recursos para financiar imóveis.

Como funciona o SBPE

As instituições integrantes do SBPE devem destinar 65% dos recursos da poupança para o crédito imobiliário, de acordo com regras do Banco Central. Além disso, os recursos do FGTS também fazem parte desse crédito imobiliário.

Por ser um investimento conservador, a poupança continua sendo a principal forma do brasileiro se planejar financeiramente para o futuro. Não é à toa, portanto, que os recursos da caderneta são tão importantes para o mercado imobiliário.

Vantagens do SBPE

O SBPE permite comprar imóveis novos e usados. O sistema ainda possibilita adquirir terrenos para construir residenciais e pontos comerciais. Por isso, muitos brasileiros optam por esse crédito.

A grande vantagem do SBPE é o longo prazo para pagamento. O empréstimo pode ser parcelado em até 35 anos. Assim, o comprador tem mais tranquilidade na hora de pagar, sem comprometer o orçamento doméstico. Já o máximo do imóvel a ser financiado depende da instituição credora.

Também é importante destacar que, mesmo pagando o financiamento imobiliário, o comprador pode morar no imóvel. A garantia desse tipo de crédito é a alienação fiduciária. Desse modo, o credor fica com a posse indireta do bem.

SFH e SFI

O SBPE possui duas linhas de financiamento. No SFH, os compradores só podem financiar se o imóvel custar até determinado valor. Nessa modalidade, os juros cobrados costumam ser mais baixos e estimulados pelo governo.

Por outro lado, o SFI é composto pelos imóveis que custam acima do SFH. Nesse caso, as instituições têm maior liberdade para determinarem as taxas e formas de negociação.

Como solicitar um financiamento pelo SBPE

Para solicitar o financiamento pelo SBPE, o interessado precisa preencher alguns pré-requisitos. O comprador deve ter 18 anos completos ou acima de 16 e ser emancipado.

Com relação à nacionalidade, é necessário que o solicitante seja brasileiro ou tenha visto permanente para morar no país. Também é exigido que não esteja em cadastro de restrição de crédito, como o Serasa.

Pelo SBPE, o comprador deve comprovar que o valor da prestação não ocupa mais do que 30% da renda familiar mensal. Esse percentual está previsto em lei e serve para evitar a inadimplência.

Por ser disponibilizado em diversos bancos, o financiamento pelo SBPE não tem sempre as mesmas taxas. Em função disso, é indicado fazer uma simulação para testar as possíveis condições de pagamento, como prazo e taxas cobradas.

Veja Também