Portabilidade de crédito

A portabilidade de crédito é a melhor solução caso as condições de financiamento oferecidas pelo atual banco não atendam mais suas expectativas

Imagine a seguinte situação: seu financiamento imobiliário não está apresentando boas condições de pagamento e está difícil negociá-lo com o banco contratado. Sabendo o que é portabilidade de crédito, isso não irá acontecer, pois será possível trocar o credor por um capaz de oferecer mais vantagens ao seu bolso.

Normalmente, pessoas interessadas em fazer a portabilidade de crédito estão insatisfeitas com os juros e condições praticados pela atual instituição. Mesmo o recomendado ser conversar e negociar com o credor, a portabilidade pode ser a melhor saída para seu saldo devedor.

Vantagens de renegociar sua dívida

Nenhum banco ou instituição financeira pode impedir que você faça a migração da sua dívida, caso esteja insatisfeito com as condições de pagamento e juros cobrados. Este é apenas um dos motivos pelos quais fazer a portabilidade de crédito vale a pena.

A única exceção, talvez, seja caso o credor a ser contratado solicite uma nova avaliação do imóvel ou cobre a transferência de alienação. Mesmo assim, é possível migrar sua dívida quantas vezes quiser até seu término, sem precisar pagar nada por isso.

Atente-se quanto às regras da portabilidade

Contratado o melhor banco para portabilidade de crédito, o atual tem prazo de até dois úteis para enviar a documentação necessária. Em contrapartida, ele ainda possui cinco dias úteis para ofertar uma contraproposta ao cliente.

Normalmente, alguns documentos pessoais e da propriedade são solicitados pelo banco contratado a fim de dar continuidade no processo de portabilidade. Dentre eles, podem-se citar os papéis com a proposta oferecida e demais informações, dados sobre o credor, etc.

Outra informação importante diz respeito a manutenção do prazo e do tipo de amortização escolhida durante a quitação de toda a dívida. Por exemplo: caso restem 60 parcelas e o sistema contratado foi o SAC, ambos não poderão ser alterados com a contratação do novo credor.

Como a portabilidade pode ser um bom negócio?

Como mencionado, a portabilidade de crédito pode ser a melhor opção caso esteja insatisfeito com as condições oferecidas pelo banco no qual seu financiamento está hospedado. Durante a escolha de um novo credor, contar com a ajuda gratuita da Melhortaxa é essencial para fazer um excelente negócio.

De acordo com a Resolução nº 4.292 do Banco Central do Brasil, a portabilidade é um processo gratuito feito entre as duas instituições. Caso seja vítima de alguma cobrança indevida, portanto, é seu dever entrar em contato com o BCB para abrir uma denúncia de “venda casada”.

Entregando toda a documentação solicitada, automaticamente, os dois credores envolvidos na migração irão executar a portabilidade. Com isso, não é preciso se dirigir até as agências bancárias a fim de regularizar o processo.

Veja Também