Provavelmente, você já ouviu falar dessa sigla diversas vezes, seja na escola, seja durante o noticiário, mas você sabe o que é PIB na prática? Responsável por indicar a situação da economia de um país, o Produto Interno Bruto representa a soma de todos os itens de bens e serviços produzidos ao longo de um ano.

O PIB é utilizado principalmente para medir a atividade econômica do país, influenciando diversas camadas do mercado. Esse indicador contribui para identificar fragilidades e apontar quais áreas estão em alta para o consumidor. Ou seja, é de extrema importância para diversos setores.

Conhecer bem o funcionamento desse índice é fundamental não só para compreender o rumo da economia, mas também para tomar decisões. Até mesmo a compra de um imóvel é influenciada por esse resultado. Saiba mais sobre o que é PIB no conteúdo a seguir.

Para que serve o PIB?

Além de saber o que é PIB, é importante conhecer a finalidade dele. A principal é alertar sobre os rumos da economia; é por meio dele que se descobre como está o padrão de vida das pessoas. Dependendo dos resultados anuais, é possível verificar se os índices melhoraram ou pioraram. 

O PIB brasileiro é considerado o índice de maior importância para a economia do país. Ele representa um termômetro para a economia: quanto maior for o número, maior é a atividade econômica do Brasil. Ou seja, o PIB estar alto significa que as pessoas estão consumindo, vendendo e investindo mais.

PIB alto e baixo

É por meio dos resultados anuais do PIB que o governo avalia a produtividade do país, além de fazer comparações com as economias de diversas outras nações. O Ministério da Economia faz previsões sobre o crescimento do PIB no ano; se o valor divulgado estiver abaixo do esperado, é provável que o país entre em recessão.

O PIB mundial tende a cair em tempos de crise, afinal as pessoas ficam mais receosas para gastar dinheiro. Geralmente, isso acontece por conflitos internacionais, desemprego, pandemias e instabilidade política. Por isso, ele deve ser levado em conta antes da tomada de grandes decisões. 

Já um PIB alto ou em crescimento indica retomada econômica. É quando aumenta a produtividade da indústria, que se reverte em aumento de vendas, aqui e no exterior. Os serviços também são mais procurados pelas pessoas, que acabam investindo mais nesse setor da economia.

Qual é a diferença entre os tipos de PIB?

Depois de entender mais detalhadamente o que é PIB, ainda é importante compreender que existem três categorias de cálculo para o índice. 

  • PIB nominal: preços correntes, isto é, os preços do produto final produzido e comercializado;
  • PIB real: preços constantes, ou seja, com base em um ano específico e sem o efeito da inflação atual;
  • PIB per capita: cálculo que considera o montante do PIB de um país dividido pelo seu número de habitantes. É um ótimo indicativo para saber o padrão de vida das pessoas dessa localidade.

Como se mede a produção de um país?

Agora que você já sabe o que é PIB, deve estar se perguntando como ele é medido anualmente. Calcula-se o Produto Interno Bruto de acordo com a produção total de bens e serviços do país. No caso do Brasil, isso significa a soma de toda a produção nacional.

Na prática, funciona assim: somam-se os custos da matéria-prima, do produto manufaturado e do preço pelo qual ele é vendido. Esse processo engloba toda a cadeia produtiva, que vai da agricultura, na grande maioria das vezes, à indústria que transforma essa matéria-prima e ao serviço da venda do produto final.

Como é calculado o PIB?

Para responder à pergunta sobre como é calculado o PIB, há uma fórmula predeterminada: PIB = consumo familiar + investimento privado (gastos das empresas) + gastos do governo + balança comercial. Ele é calculado tanto mensalmente como anualmente, para gerar um termômetro do país.

O PIB é um importante indicador da economia, e a divulgação dele no Brasil afeta não somente a política imposta pelo governo, mas também os hábitos de consumo. Se o resultado for positivo, mais oportunidades surgem para quem investe — o que significa maior geração de emprego e renda para a população.