O que é o financiamento direto com a construtora?

Saiba como fazer um financiamento direto com a construtora e se essa é uma boa opção


Para quem quer comprar um imóvel mas, por algum motivo, está com dificuldades para conseguir um empréstimo com instituições financeiras, é comum considerar a opção de um financiamento direto com a construtora

De modo geral, as incorporadoras costumam facilitar a venda dos imóveis para quem busca por um financiamento com a construtora, atuando de forma menos burocrática e mais flexível. Isso se deve à intenção de vender o máximo de imóveis possível.
   
Confira o blog da Melhortaxa para saber mais sobre o como funciona o financiamento direto com a construtora. 

Saiba como funciona um financiamento direto com a construtora

Ao fazer um financiamento direto com a construtora, é possível negociar com mais facilidade, já que o processo não passa pelo intermédio de uma instituição financeira, por exemplo. 

No entanto, a negociação acaba tendo características semelhantes daquelas feitas com os bancos. Mesmo sendo mais flexível, a incorporadora vende o imóvel visando uma contrapartida interessante e que compense os descontos dados na negociação. 

Para manter o negócio vantajoso, algumas construtoras praticam altas taxas de juros, que, muitas vezes, podem ultrapassar aquelas cobradas pelos bancos em financiamentos comuns. 

Um empréstimo imobiliário bancário tem como valor médio de taxas cerca de 8% ao ano, enquanto o financiamento direto com a construtora possui um valor mínimo de 12,68% no mesmo período. 

Outra diferença importante é o prazo para pagamento da transação. No financiamento direto com a construtora, o pagamento deve ser feito entre cinco e dez anos. Em um financiamento bancário, esse período chega a ser de 35 anos (420 meses).

Para quem é indicado esse tipo de financiamento?

Para quem enfrentar resistência dos bancos na hora de adquirir um empréstimo, recorrer ao negócio direto com a construtora pode ser uma opção. Isso costuma acontecer, por exemplo, com  trabalhadores autônomos e que nem sempre conseguem comprovar renda para fazer o financiamento. 

Quem deseja comprar um imóvel na pessoa jurídica também pode considerar um financiamento direto com a construtora. Isso se deve ao fato de que, pelo valor do imóvel, alguns deles devem seguir as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que não permite a venda de imóveis para usos comerciais.

Pontos de atenção ao financiar diretamente com a construtora

É necessário se atentar para as taxas de juros praticadas ao financiar direto com a construtora, pois elas podem ser mais altas do que as cobradas pelos bancos. Por esse motivo, é recomendado fazer uma simulação prévia da transação, dessa forma é possível conhecer diferentes condições e escolher a melhor para si. 

Além das taxas serem maiores, o prazo de pagamento ser menor faz com que o valor das parcelas do financiamento pela construtora seja maior do que em um financiamento bancário, por exemplo. 

No caso do imóvel direto com a construtora, não é possível utilizar o seu FGTS pagar as parcelas do bem. Caso o consumidor perca o emprego, por exemplo, o fundo de garantia não é uma opção para pagar a dívida do imóvel adquirido.

O que fazer quando não conseguir pagar a parcela?

Como os financiamentos funcionando por meio alienação fiduciária, é necessário se planejar muito bem antes de contratar esta linha de crédito. Na alienação fiduciária o imóvel não é do proprietário, mas sim da instituição financeira que cedeu o crédito, e é justamente por isso que, caso haja inadimplência, ela pode retomar o imóvel. 

No entanto, de acordo com as regras do financiamento direto com a construtora, o cliente pode realizar o pagamento do saldo devedor com recursos próprios ou um financiamento bancário. 

Ou seja, é possível solicitar um empréstimo aos bancos para quitar a dívida restante com a construtora de imóveis. Porém, não é recomendado que se inicie uma dívida para cobrir a anterior. O segredo para um financiamento de sucesso é um bom planejamento prévio e negociar com o credor caso haja atrasos no pagamento. 

Financiamento com as melhores condições do mercado! 

Ao fazer um financiamento de imóvel, a melhor opção para essa transação é aquela na qual você conta com as condições ideais e adequadas para o seu perfil! Faça uma simulação no nosso site e conheça as soluções da Melhortaxa! 

Veja Também

Mais lidos