Você sabia que existem linhas de crédito que vão além da compra de um imóvel? Quem já possui um terreno ou está pensando em reformar também pode contar com um empurrão para tirar esse sonho do papel. O financiamento de material de construção é uma alternativa para aqueles que não podem pagar à vista.

Por meio dessa modalidade de crédito, é possível comprar todos os materiais necessários para construir ou reformar. As condições variam entre cada instituição, por isso é importante se atentar aos requisitos necessários. 

Se você está em busca de uma ajuda para construir sua casa, nada melhor que tirar as dúvidas sobre o processo! O crédito para construção da Caixa Econômica Federal, por exemplo, é o mais conhecido entre as opções de contrato de financiamento de material de construção. Confira os detalhes a seguir e saiba como solicitar o seu. 

Quais são os requisitos para solicitar financiamento para obras?

A melhor forma de contratar um financiamento de material de construção é informar-se se a modalidade está disponível no seu banco e apresentar a proposta. Como dito, existem linhas específicas que contribuem para o crédito das obras, mas elas não podem ser associadas a um financiamento imobiliário.

Porém, como qualquer linha de crédito, essa também funciona com análise prévia para a comprovação de garantias, além de serem cobrados juros sobre o parcelamento. Caso o material de construção financiado seja aprovado, é provável que o banco limite a compra para uma empresa parceira da agência.

Entre os principais requisitos para solicitar esse tipo de financiamento, as regras também não fogem muito da modalidade tradicional, porém, com o adendo de ser ainda mais específico. Confira o que é preciso para tomar crédito para obras:

  • ser maior de 18 anos ou emancipado com 16 anos completos;
  • possuir cidadania ou visto permanente no Brasil;
  • apresentar garantias financeiras;
  • não comprometer mais de 30% da renda familiar com as parcelas;
  • não possuir o nome negativado em agências de análise de crédito;
  • não possuir outro financiamento em andamento sob a mesma titularidade

Quais são as opções de financiamento para material de construção?

Agora que você já sabe como financiar material de construção, compreender as diferenças entre as linhas de crédito disponibilizadas para esse fim é importante para fazer a escolha certa. A mais conhecida e utilizada pelos brasileiros é o Construcard, da Caixa Econômica Federal — que falaremos mais detalhadamente no tópico seguinte.Assim que o seu financiamento de material de construção for aprovado, o próximo passo é entregar todos os documentos do imóvel para que o credor analise o projeto e verifique se ele é viável.

Além dessa, outras instituições financeiras oferecem facilidades para quem está construindo o primeiro imóvel ou reformando edificações já prontas. O Bradesco é uma das opções de bancos privados que oferecem cobertura de até 70% do custo de construção de um imóvel, com prazos de pagamento de até 30 anos.

Já o Banco do Brasil possui parceria direta com lojas de materiais de construção e disponibiliza parcelamentos flexíveis de até 54 vezes, além do primeiro pagamento para depois de 180 dias. A contratação do financiamento é feita diretamente com a loja. 

Como funciona o Construcard?

Como dito anteriormente, a possibilidade que mais se encaixa na realidade de muitos brasileiros é o Construcard, da Caixa Econômica Federal. Então, como funciona o financiamento de material de construção do programa governamental? É simples e prático.

Disponibilizado por meio de um cartão de crédito emitido pelo banco, o serviço tem como objetivo facilitar a compra de materiais de construção em lojas conveniadas ao banco. O financiamento de material de construção da Caixa acontece em duas fases: a de utilização e a de amortização. 

Durante os seis primeiros meses de contrato, o cliente realiza a compra dos materiais e paga apenas os valores envolvendo juros e encargos. Já na segunda fase, começam a valer, de fato, as prestações do financiamento — que podem durar até 240 meses.

Para consultar as condições do serviço, você pode utilizar um simulador de financiamento de material de construção no próprio site da instituição ou em outras plataformas on-line. Lembre-se de não comprometer mais de 30% do orçamento mensal para evitar dívidas no futuro.

Dicas para construir e reformar com a Melhortaxa!

O financiamento de material de construção é uma ótima alternativa para quem não possui o montante necessário à vista, porém não é a única etapa que deve ser planejada com antecedência. Saber acompanhar uma obra do começo ao fim traz maior tranquilidade ao longo prazo.

Sabendo disso, o blog da Melhortaxa preparou uma seção de textos exclusiva com dicas de decoração, reforma e construção. Dessa forma, você saberá planejar o seu imóvel do jeito que sempre sonhou, economizando. Confira!